Melhores desenhos que retratam a Educação Fiscal serão premiados hoje

Nesta segunda-feira (13), aconteceu a grande festa de premiação do concurso de desenho “Desenhando os Caminhos dos Tributos”, realização da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul – SEFAZ/MS, por meio da Unidade de Educação Fiscal – UNDEF/MS, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul-SED/MS e demais parceiros.

O concurso foi destinado aos alunos da Rede Pública de Ensino do MS, com a temática cidadania consciente, função social dos tributos e combate à sonegação fiscal, onde os personagens darão vida, posteriormente, aos materiais publicitários e pedagógicos da Educação Fiscal. Criando uma nova história e disseminando ações educativas com premissas de mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos, bem como sua conversão em benefícios para a sociedade.

De acordo com a professora Sandra Rose Rodrigues Cruz, coordenadora geral da Escola Superior de Controle Externo do Tribunal de Contas – ESCOEX/MS, integrante da comissão julgadora desse concurso, os desenhos dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio retratam o trabalho exemplar das Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul, aptos para a produção de materiais de qualidade pedagógica sobre a temática da Educação Fiscal.

São mais de 130 mil reais em prêmios doados pela Receita Federal do Brasil, dos quais serão premiados os alunos do ensino fundamental (categoria A), ensino médio (categoria B) do 1° ao 5º lugar e também o professor responsável. Para as categorias A e B os prêmios serão: iPhone Apple 12 Pro (128GB) + Apple Watch Serie 6 GPS (1º lugar); Smartphone Xiaomi Redmi (2º lugar); Vídeo Game Nintendo Wii Switch Lite (3º lugar); Tablet Amazon fire 7 (4º lugar); Tablet Hyundai (5º lugar). Já os professores orientadores, nas duas categorias ganharão: MacBook Air (1º lugar); iPhone Apple 12 (2º lugar); Tablet Samsung Tab A (3º lugar); Tablet Amazon (4º lugar) e Tablet Keen (5º lugar).

“É um privilégio enorme o Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), ter dois representantes fazendo parte da comissão julgadora do concurso de desenho “Desenhando os Caminhos dos Tributos”. Pudemos ver desenhos com estilos variados e posso apostar que MS tem o potencial de ser um celeiro de novos artistas para trabalhar com os quadrinhos.”, afirma Nataniel dos Santos Gomes, mais um dos integrantes da Comissão.

A grande novidade dessa edição, será o sorteio de Tablets e Vídeogames para os presentes na cerimônia de premiação. Para Carlos Roberto Antunes, chefe da Unidade de Educação Fiscal, a ideia do sorteio surgiu como uma alternativa de agraciar os participantes. “A Secretaria de Fazenda de nosso Estado se sente honrada na realização desse concurso, pois os desenhos apresentados superaram a expectativa, demonstraram empenho na produção e na contextualização da Educação Fiscal”, frisou Carlos.

Pax Primavera
Veja também

Ao continuar navegando nesse site, você concorda com o uso de cookies. Estou ciente Saiba mais