Mesmo com orientação para ‘fechar tudo’, prefeitura mantém último decreto

Apesar do Prosseguir orientar que apenas atividades consideradas essenciais funcionem, a prefeitura de Ponta Porã manterá o decreto publicado no último dia 8. Hoje (10), a cidade regrediu para a bandeira cinza do programa, que indica ‘grau extremo’ de contaminação pela Covid-19.

Matéria publicada no site da prefeitura afirma que as “medidas restritivas do Decreto 8.887 são consideradas seguras e seguem vigentes”.Essas normas valem até o dia 13, podendo ser prorrogado ou alterado.

Desta forma, fica autorizado em Ponta Porã, o funcionamento de restaurantes, conveniências, lanchonetes, sorveterias, cafés, bistrôs e estabelecimentos congêneres de alimentação, inclusive os localizados em hotéis pousadas e similares, até às 20h. Entregas podem ser realizadas até às 23h.

O toque de recolher continua das 20h às 5h para todos, exceto para os serviços de delivery e emergências comprovadas.

O atendimento ao público continua vedado para conveniências e similares, bem como a permissão para consumo de bebidas nesses locais. Igrejas e templos poderão funcionar, com uma hora de duração para missas/cultos e intervalo de cinco horas entre as celebrações.

As academias e similares podem funcionar das 6h às 11h, e das 14h às 19h, desde que sejam seguidos os protocolos de biossegurança. Os estabelecimentos deverão afixar na entrada um cartaz informando a capacidade de pessoas e os horários de atendimento.

Os alunos só poderão ter acesso às academias com horário previamente agendado, podendo permanecer nas academias durante o horário de aula e não poderão permanecer por mais de 45 minutos no local.

Ainda conforme o decreto, apenas pessoas já matriculadas podem ter acesso às academias.

Cada aluno deverá levar a sua água e as academias deverão disponibilizar toalhas de papel bem como produtos específicos de higiene.

Pessoas com sintomas de Covid-19 como tosse, febre, coriza, falta de ar, dentre outros estão proibidas de frequentar as academias.

Números

Até hoje, segundo o boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Ponta Porã tem um total de 8.497 casos positivos do Novo Coronavírus.

Há 306 pontaporanenses em isolamento domiciliar, suspeitos de terem contraído a doença, e 226 mortes.

Veja também
plugins premium WordPress