Reconhecer, valorizar e agradecer mulheres de diversas atividades que se destacaram em suas áreas – da Saúde e do Direito – no enfrentamento à pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Este é o objetivo do prêmio “Destaque na Saúde”, idealizado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) entregue na terça-feira (22), no auditório da Governadoria, para 42 mulheres guerreiras que se mantiveram focadas e dedicadas a fazer o possível na luta contra a covid-19 para que a sociedade sul-mato-grossense pudesse ser tratada e orientada corretamente de como proceder com algo desconhecido e devastador.
Entre elas, a procuradora do Estado e consultora legislativa, Ana Carolina Ali Garcia, que também integra o Comitê Gestor do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), do Governo do Estado.
“Das muitas missões no âmbito da Consultoria Legislativa, uma das que mais marca a atuação da nossa equipe, pelo seu ineditismo, foi a de regulamentar uma pandemia, discutir e criar a normatização das condutas, levando em conta a saúde e a economia, numa intensa inter-relação com as secretarias e com os membros do Prosseguir. Sem dúvida, uma grande experiência. Aproveito este momento de homenagem e rememoro, com um misto de emoção e compaixão, pelas vidas que se foram e também de responsabilidade com o Estado, grata pela experiência de cooperar na regulamentação das ações estaduais no enfrentamento ao coronavírus, à covid-19”, destacou.
Das muitas missões no âmbito da Consultoria Legislativa, uma das que mais nos trouxe grande aprendizado e marca a atuação da nossa equipe, além de seu ineditismo, no sentido de regulamentar uma pandemia, de discutir e criar a normatização da saúde, da economia no combate a algo desconhecido foi o trabalho de inter-relação com as secretarias e com o colegiado do Prosseguir. “Sem dúvidas, uma grande experiência. Aproveito este momento de gratidão, e rememoro com um misto de emoção e compaixão pelas vidas que se foram e também de responsabilidade com o Estado de ter tido a grata experiência de cooperar na regulamentação das ações estaduais no enfrentamento ao coronavírus, à covid-19”, destacou.
Outra homenageada e que esteve junto com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, em todas as tomadas de decisão foi a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, convidada ao uso da palavra. “É uma honra falar em nome de tantas mulheres guerreiras. Agradeço muito a oportunidade de ter estado nos últimos 2 anos e seis meses neste movimento. Me sinto uma escolhida de Deus e Maria assim como vocês. Na luta contra algo desconhecido, sobrepujou a vida, a esperança em viver, a fraternidade e a união de todos os envolvidos em querermos vencer e vencer com saúde. Unidas podemos mais e só podemos por termos fé”, afirmou.
A subsecretária da SPPM, Luciana Azambuja, destacou que: “Não poderíamos deixar de pensar nestas mulheres valorosas por todo o desempenho prestado na área da Saúde e do Direito. E, para nossa alegria, por coincidência, hoje foi publicado no Diário Oficial do Município de Campo Grande a liberação do uso de máscaras faciais, já que o Governo do Estado tomou esta decisão no início deste mês. Contudo, temos que lembrar que vivemos duas pandemias nos últimos anos: a da covid-19 e da violência contra a mulher. Registramos índices assustadores em 2020 se comparados com o ano anterior. Em 2022 já foram registrados 70% de casos de violência contra mulher a mais do que todo o primeiro trimestre do ano passado e não podemos nos calar”, frisou.
Também discursaram no evento a defensora Pública-Geral de MS, Patrícia Cozzolino Oliveira e a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan. Ambas ressaltaram a importância da união, do trabalho em conjunto e a dedicação de todos os envolvidos para a solução de conflitos desde o início da pandemia.
“Tivemos momentos tensos de desencontros, mas prevaleceu o interesse coletivo, em prol da população”, revelou em seu discurso a defensora-Geral. Já a promotora, enfatizou: “os desafios, as incertezas, as escassezes, as incertezas. Naquele momento, tivemos a floração da união o que fez a diferença no trabalho de cada um de nós”.
Finalizando o evento, Geraldo Resende fez um discurso emocionado. “Esta é uma das cerimônias mais emocionantes e mais bonitas que eu já participei na minha vida. Tenho absoluta certeza que foi difícil a escolha desses nomes. Somos 59 mil servidores somente da área da Saúde em todo o Estado, com certeza, em sua maioria esmagadora mulheres e isso fez e faz a diferença”, disse.
Completando seu depoimento, o gestor da SES confessou um fato marcante na jornada de enfrentamento contra a covid. “Em um dia de visita, no drive-thru Ayrton Senna, uma profissional da saúde Sandra Regina, conversando comigo, relatou que às 17 horas do dia anterior havia enterrado seu filho vítima do coronavírus e às 8 horas daquela manhã já estava vacinando a população. Então eu indaguei o porquê daquilo e ela respondeu: Não quero que outras mães passem pela dor que estou passando, não quero que elas percam o filho como eu perdi o meu” essa fala demonstra tudo. O quanto foi difícil essa caminhada e que hoje temos a alegria e a satisfação de estarmos aqui. Vocês tem minha eterna gratidão. Vamos em frente contribuindo para a construção de um país melhor”, contou.
Confira a relação com os nomes das homenageadas:
- ADRIANA MAURA MASET TOBAL
- ALINE MIZUTA KOZOROSKI KANASHIRO
- ANA CAROLINA ALI GARCIA
- ANA CAROLINA GUIMARÃES BELCHIOR
- ANA CRISTINA CARNEIRO DIAS
- ANA PAULA DE SOUZA BORGES BUENO
- ANA PAULA REZENDE GOLDFINGER
- ANDRÉA CAROLINA CALDAS MARTINS
- ANDYANE FREITAS TETILA
- ANGÉLICA CRISTINA SEGATTO CONGRO
- CLAUDIA SOTO
- CRHISTINNE MAYMONE
- DANIELLE GALINDO MARTINS TEBET
- EDNA GOMES MONTEIRO
- FABÍOLA MARQUETTI SANCHES RAHIM
- FILOMENA APARECIDA DEPÓLITO FLUMINHAM
- FLÁVIA CRISTINE CORRÊA DE ALMEIDA
- GILVANIA BONIFÁCIO PEREIRA
- GISLENE GARCIA DE CASTRO LICHS
- IONISE CATARINA DE OLIVEIRA PIAZZI
- JOSY MARIANE THALER MARTINI ROCHA
- KÁTILA AURELIANO DE MELO BRITO
- LARISSA DOMINGUES CASTILHO DE ARRUDA
- MARCELA RAMONE DO NASCIMENTO
- MARIA ANGÉLICA BENETASSO
- MARIA AUXILIADORA BUDIB
- MARIA LOURDES DE MELO
- MARIA RAMONA MARTINS MONTEZANO
- MARIANA TRINIDAD RIBEIRO DA COSTA GARCIA CRODA
- MARIELE ALVES CORRÊA ESGALHA
- MARLY APARECIDA ARRUDA PEREIRA CAIXAS
- PATRÍCIA ELIAS COZZOLINO DE OLIVEIRA
- REGINA CÉLIA MAGALHÃES SUGIURA
- RENATA EVARINI
- ROSA ODETE DE SOUZA OLIVEIRA
- ROSANA LEITE DE MELO
- SANDRA MARIA DO VALLE LEONE DE OLIVEIRA
- SANDRA REGINA DUARTE DA SILVA
- TEREZINHA DE JESUS SILVA DO NASCIMENTO
- VALDIRENE GAETANI
- VERUSKA LAHDO
- ZORAIDA FERNANDEZ GRILLO
