Murtinho elege seu Comtur com foco na reorganização do turismo

Silvio Andrade

Organizar a cadeia produtiva do setor é a principal meta do Conselho Municipal de Turismo de Porto Murtinho (Comtur), que elegeu recentemente a nova diretoria para o próximo biênio. Empresário do setor de pesca esportiva, Marco Aurélio Nunes dos Santos assumiu a presidência do órgão com a tarefa de regularizar todos os empreendimentos que compõe o segmento, desde hotelaria, barcos-hoteis, pousadas, pesqueiros e agências.

“A maioria está irregular, não tem registro no Cadastrur, não existe como empresas. Vamos reorganizar o setor, numa ação integrada com a prefeitura e os empresários, como primeiro passo para fortalecermos o turismo de Porto Murtinho. Todos vão ganhar com essa reestruturação, o trade, o município e o turista com a melhora dos serviços”, anunciou Marco Aurélio.

Capacitação

O conselho se reunirá pela primeira vez nesta semana para traçar as suas metas focado na reorganização do turismo local, que terá um pool de desenvolvimento com a implantação da Rota Bioceânica (Brasil-Chile), onde Porto Murtinho tem posição estratégica como eixo central da ligação rodoviária até o Pacífico. Além do incremento às exportações, o turismo também será potencializado em Mato Grosso do Sul, em especial Pantanal e Bonito.Marco Aurélio: reorganizar o turismo no corredor da Bioceânica

“Hoje não temos condições de pleitear alguma coisa para o nosso turismo, por isso a necessidade de nos reorganizarmos primeiro, criar também uma associação para ter representatividade”, disse o presidente do Comtur. “Num segundo momento vamos priorizar a capacitação de mão-de-obra, com o apoio do Governo do Estado e do Sebrae, incluindo também o setor de gastronomia e outros serviços”, completou.

União do trade

A eleição da nova diretoria do Comtur ocorreu em assembleia realizada na secretaria municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Local, com a presença do prefeito Nelson Cintra. A chapa nº 2 encabeçada pelo empresário Marco Aurélio Nunes dos Santos, dono da Pousada do Pescador, foi vencedora por oito votos contra quatro da chapa 1. Integram ainda a diretoria:  vice-presidente, Douglas Gibim; e tesoureiro, Maria Emiliana Cavuto Abrão.

Apesar da disputa, a eleição mostrou a união do trade com as duas chapas se compondo ao final, “em busca do melhor para o turismo de Porto Murtinho”, conforme o presidente do Comtur. Participaram da assembleia a secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Local, Bárbara Aíres Viana; o gerente de Turismo, Arthur Wyllyan Heyn; o gerente de Cultura, Rodrigo Ferreira Coronel, e as turismólogas Annie Diaz e Gilka Loubet.

Veja também