PEC 32: Feserp e Sindicatos de MS participam de ato nacional contra reforma administrativa

Liziane Berrocal

Representantes do Feserp-MS (Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Estado) e sindicatos filiados participam hoje (3) em Brasília, do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público. O ato será durante a volta dos trabalhos parlamentares e é um protesto contra a proposta de reforma administrativa do governo de Jair Bolsonaro, que está em tramitação no Congresso Nacional.
Para mostrar a indignação com as propostas contidas no projeto, o ato que terá participantes de todo o Brasil, quer conscientizar a população em geral sobre o quanto a PEC 32, se aprovada, vai impactar a vida dos brasileiros. “Precisamos que todos saibam do amplo impacto sobre os municípios, estados e a União, nas esferas dos poderes executivos, legislativos e judiciário”, explicou Lílian Fernandes, presidente do Sindsad-MS e coordenadora de um dos grupos de trabalho do evento.


Uma Nota Técnica 254 do Dieeese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) explica que “de forma resumida, pode-se dizer que boa parte da proposta de reforma da Administração Pública contida na PEC 32/2020 consiste em retirar a primazia do concurso público como instrumento de seleção de pessoal, enfraquecer e eliminar a estabilidade dos servidores civis estatutários e reduzir os patamares salariais, além de transferir atividades públicas para a iniciativa privada”.


“É urgente e fundamental que se amplie a mobilização de todos os servidores e servidoras para lutar contra a PEC 32. Essa mobilização, além de atingir todos os trabalhadores do setor público brasileiro, deve chegar à população em geral que será gravemente atingida pela reforma, às Câmaras Municipais e às Assembleias Legislativas dos Estados, aos prefeitos, governadores e organizações públicas e privadas.”, defende Lilian Gonçalves sobre a mobilização nacional.

Para os representantes do setor é urgente que seja feita a união dos poderes para barrar a PEC. “Por isso, as Centrais Sindicais, suas entidades sindicais, os movimentos, frentes e fóruns de servidores estão reunidos no Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais e unidos para enfrentar e derrotar a destruição dos serviços públicos no Brasil.”, finaliza Lilian.

Veja também
plugins premium WordPress