Ponta Porã inicia cursos de formação aos funcionários das escolas públicas

A parceria entre Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e prefeitura de Ponta Porã iniciou a sétima turma dos cursos técnicos em Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar, no município. As aulas foram iniciadas em abril. Os alunos são profissionais administrativos que atuam nas escolas públicas municipais e estaduais.

Por conta da pandemia, as aulas estão sendo ofertadas por meio da estrutura da Educação à Distância. A aula inaugural, gravada em vídeo, distribuída aos estudantes, foi marcada pelas boas vindas aos alunos e depoimentos das autoridades e parceiros dos cursos.

A Secretária de Estado de Educação, Professora Maria Cecilia Amendola da Motta, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância da qualificação dos profissionais que atuam nas escolas públicas. Segundo ela, a parceria do governador Reinaldo Azambuja com o prefeito Hélio Peluffo Filho, que resultou no oferecimento dos cursos, é uma demonstração de que o poder público investe na qualificação dos profissionais que atuam nas escolas das redes estadual e municipal.

O prefeito Hélio Peluffo Filho, por sua vez, agradeceu ao Governo do Estado pela manutenção da parceria. Também deu boas vindas aos estudantes e disse que a qualificação vai contribuir para melhorar a qualidade do ensino nas escolas, além de garantir maior remuneração aos profissionais. Segundo ele, a meta da sua administração é qualificar 100% dos servidores administrativos da Educação.

Dirigindo-se aos alunos, o prefeito deixou uma mensagem de otimismo: “Sabemos que o curso que você está fazendo vai lhe qualificar para o exercício diário do seu trabalho, na sua escola. Mas também, ajudar na sua vida pessoal, familiar e em sociedade, pois os conteúdos trabalhados pelos professores do Profuncionário apresentam um mundo novo. Sabemos também, e este é o nosso objetivo, que quem conclui o curso, é valorizado com um incentivo na remuneração, superior a 11%. Além disso melhora seu desempenho no ambiente escolar. E isso contribui bastante para a melhoria da qualidade do ensino que nossas escolas oferecem para mais de 13 mil alunos diariamente”.

O Presidente do Simted – Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Ponta Porã, Edivaldo Vieira, também gravou depoimento na aula inaugural, ressaltando que a formação específica dos funcionários administrativos da Educação é resultado da luta dos educadores brasileiros, respaldados pela legislação contida na Constituição Federal de 1988. Vale ressaltar que o Simted é um dos grandes parceiros dos cursos em Ponta Porã.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Professora Mirta Eloisa Landolfi Salinas, enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado para viabilizar os cursos: “Investimos nesta parceria porque acreditamos na valorização dos nossos profissionais. Valorização financeira por meio da formação e da qualificação. Os resultados disso são visíveis nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Em cada uma delas, onde existe um profissional formado pelo Profuncionário, é possível verificar a melhoria da qualidade dos serviços desempenhados. São profissionais mais qualificados, mais motivados, que contribuem bastante para a melhoria da qualidade do ensino, nosso objetivo maior na Rede Municipal”.

O Coordenador da 11º Coordenadoria Regional de Educação, Professor Ronaldo Caccia, destacou a importância dos cursos que, segundo ele, têm contribuído bastante para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos funcionários nas escolas. “Quem conclui o curso, fica mais apto para o desenvolvimento de suas funções diárias nas escolas”, afirmou, destacando a importância da parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Ponta Porã, para o oferecimento dos cursos técnicos em Alimentação escolar e Infraestrutura Escolar.

A coordenadora dos cursos, Elizete Cardoso, também deu boas vindas aos estudantes e detalhou as etapas que serão desenvolvidas nos cursos. Segundo ela, os cursos técnicos proporcionam maior qualificação aos trabalhadores que atuam nas escolas públicas. Além disso, após a conclusão, asseguram um acréscimo no salário de cada profissional.

Os professores tutores, Eliana Vargas e Terezinha Nunes Gonçalves (Infraestrutura Escolar) e Nivalcir Pereira de Almeida (Alimentação Escolar), também participaram da aula inaugural, se apresentando aos estudantes e dando as boas-vindas a todos.

Veja também
plugins premium WordPress