Por causa da pandemia, missas nos cemitérios estão suspensas em Ponta Porã

Por causa da pandemia da Covid-19, este ano, não haverá missas nos cemitérios de Ponta Porã no próximo dia 2, feriado de Finados, desta forma, as celebrações irão acontecer nas próprias igrejas e deverão seguir todos os protocolos de biossegurança já executados.

“Este ano, em virtude da pandemia, as três paróquias de Ponta Porã, São José, Divino Espírito Santo e São Vicente de Paula, decidiram que as missas serão em cada igreja, para evitar a aglomeração que é inevitável no cemitério”, afirmou o padre Luís Fernando, responsável pela paróquia Divino Espírito Santo, ao Ponta Porã News.

O horário das celebrações na São José será 8h e 10h, já na Divino Espírito Santo, 5h30 e no Distrito de Santa Puitã, na comunidade São Cristóvão, 7h.

A reportagem não conseguiu contato com a paróquia São Vicente de Paula.

Prevenção

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) emitiu nota técnica com orientações às pessoas que forem visitar o cemitério na segunda-feira (2). Objetivo é evitar que haja contaminação pelo Novo Coronavírus.

De acordo com a publicação, a administração do local deverá limitar o acesso em até 50%, monitorar para que não haja aglomeração no início e término das visitas, que os presentes mantenham o distanciamento social.

Uso de máscara e álcool em gel são obrigatórios. A pasta também orienta para que, se possível, antecipar a visita aos túmulos.

Saiba mais

No Paraguai, os dias 1 e 2 de novembro têm uma certa conjunção e são dedicados a visitar os túmulos de entes queridos. A Igreja Católica dedica o dia 1º de novembro para celebrar o Dia de Todos os Santos e, geralmente nas catedrais, é a ocasião propícia para cerimônias como as ordenações sacerdotais.

Da mesma forma, o calendário litúrgico diz que 2 de novembro corresponde à lembrança dos fiéis falecidos e é por isso que os cemitérios estão cheios de visitantes, que deixam flores e rezam por seus entes queridos.

Veja também
plugins premium WordPress