Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero
Casino topo

Prazos processuais voltam a contar nesta quinta-feira

Embora o expediente forense do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul esteja funcionando desde o dia 7 de janeiro, os prazos processuais, exceto dos feitos criminais, continuam suspensos até esta quarta-feira (20). Durante esse período, os gabinetes de magistrados e setores administrativos da justiça sul-mato-grossense funcionaram em todo o Estado.

A exemplo de anos anteriores, de 7 a 20 de janeiro não foram realizadas audiências ou sessões de julgamento em primeira e segunda instâncias, conforme disposto no § 2º do art. 220 do Código de Processo Civil. A suspensão dos prazos não impediu, contudo, a prática de ato processual de natureza urgente e necessário à preservação de direitos.

Ressalte-se que, mesmo com a suspensão dos prazos, os advogados puderam ter vista dos processos em cartórios ou secretarias, bem como retirar autos em carga e obter cópias. A suspensão dos prazos não acarretou prejuízos aos jurisdicionados, dada a manutenção do atendimento ao público e a disponibilização, via internet, de despachos, decisões, sentenças e acórdãos por acesso ao acompanhamento processual no portal do Tribunal de Justiça.

Com a contagem dos prazos processuais, voltam a ser realizadas as sessões de julgamento em primeiro e segundo graus.

No Tribunal de Justiça, em razão das medidas de biossegurança para evitar a contaminação do coronavírus, as sessões ainda serão realizadas no formato de videoconferência. Assim, nesta quinta-feira (21), será realizada sessão de julgamento da  3ª Câmara Criminal, às 14 horas, processos que prescindem de publicação como os adiados de sessões anteriores e extrapauta, conforme o Regimento Interno do TJMS.

Sustentação oral

O advogado que pretende fazer sustentação oral ou pedir antecipação de ordem de julgamento deve enviar o pedido por e-mail até as 18 horas do dia útil anterior ao da sessão, observando o órgão para o qual foi pautado o julgamento e acessando o respectivo endereço disponibilizado na página eletrônica do Tribunal de Justiça.

Todas as informações estão disponíveis no portal do Tribunal de Justiça, no ícone plenários virtuais (https://www.tjms.jus.br/institucional/plenarios-virtuais.php), permitindo assim, completa inteiração entre magistrados, demais operadores do direito e as partes para realização dos julgamentos.

Para as Seções, o endereço eletrônico com os e-mails está disponível em https://www.tjms.jus.br/institucional/secoes.php; para as Câmaras, https://www.tjms.jus.br/institucional/camaras.php, e para o Órgão Especial, https://www.tjms.jus.br/institucional/orgaoEspecialComposicao.php.

Confira a relação de e-mails para solicitação de sustentação oral e pedido de antecipação de julgamento em sessões telepresenciais:

1ª Câmara Criminal: 1crimsust.oral@tjms.jus.br

2ª Câmara Criminal: 2crimsust.oral@tjms.jus.br

3ª Câmara Criminal: 3crimsust.oral@tjms.jus.br

1ª Câmara Cível: 1civsust.oral@tjms.jus.br

2ª Câmara Cível: 2civsust.oral@tjms.jus.br

3ª Câmara Cível: 3civsust.oral@tjms.jus.br

4ª Câmara Cível: 4civsust.oral@tjms.jus.br

1ª Seção Cível: 1seccivsust.oral@tjms.jus.br

2ª Seção Cível: 2seccivsust.oral@tjms.jus.br

3ª Seção Cível: 3seccivsust.oral@tjms.jus.br

4ª Seção Cível: 4seccivsust.oral@tjms.jus.br

1ª Seção Criminal: 1seccrimsust.oral@tjms.jus.br

2ª Seção Criminal: 2seccrimsust.oral@tjms.jus.br

Órgão Especial: orgaoespecialsust.oral@tjms.jus.br

Seção Especial Cível: secespcivsust.oral@tjms.jus.br

Seção Especial Criminal: secespcrimsust.oral@tjms.jus.br

Turma Recursal: juizados.turmas@tjms.jus.br

Pax Primavera
Veja também

Ao continuar navegando nesse site, você concorda com o uso de cookies. Estou cienteSaiba mais