Quadrilha que usava Ponta Porã para enviar drogas a SC é alvo de operação da PF

Deflagrada nesta terça-feira (21/11), pela PF (Polícia Federal), a operação Cartage que mira uma quadrilha que usava Mato Grosso do Sul para enviar drogas a outros estados.

Ao todo são cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 29 de prisão em Ponta Porã, Santa Catarina: Palhoça, São José, Imbituba e Xanxerê; Rio Grande do Sul: Porto Alegre; e Rio Grande do Norte: Mossoró

A Justiça ainda determinou outras 15 medidas cautelares, como o monitoramento eletrônico dos investigados; o sequestro de 21 imóveis e 39 veículos; e o bloqueio de contas bancárias de 51 pessoas físicas e jurídicas.

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início em 2021, quando foi apreendida 24 toneladas de maconha. Foram dois anos de trabalho que resultaram na prisão de oito pessoas e a apreensão de cerca de 100 toneladas da droga.

O entorpecente entrava no país pela fronteira entre as cidades de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã.  Após essa internalização, toda a carga era levada à Santa Catarina, na região de Florianópolis, onde era armazenada. 

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico transnacional de drogas; organização criminosa; tráfico de armas; e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de prisão.

Veja também
plugins premium WordPress