Shopping China ignora decreto e diz que lojas ficarão abertas

Um material publicitário divulgado nesta sexta-feira (26) pelo Shopping China anuncia que as lojas de Pedro Juan Caballero, Salto Del Guairá e Ciudad del Este, continuarão atendendo mesmo com as medidas restritivas adotadas pelo governo paraguaio para tentar conter o avanço do coronavírus. Para o site Campo Grande News, o gerente do Shopping China em Salto del Guairá confirmou que a loja, assim como boa parte do comércio da cidade, vai funcionar normalmente. “A fronteira está aberta. O decreto presencial determinando o fechamento não pode ser superior à Constituição do país”.

Com o comercio fechado no Mato Grosso do Sul, o destino de compras para o feriado de Páscoa para os moradores da região deve ser as lojas de Pedro Juan Caballero e o movimento de pessoas na fronteira tende a aumentar nos próximos dias.

Pelo decreto assinado esta semana pelo presidente Mário Abdo Benitez, apenas os serviços essenciais devem funcionar e a circulação de pessoas entre as cidades paraguaias está proibida. A restrição vai até o dia 4 de abril.

Já os pequenos comerciantes ouvidos pelo Ponta Porã News ainda não sabem se cumprirão ou não as ordens contidas no decreto. “Estamos muito endividados com a vendas abaixo do esperado nos últimos 12 meses e a Páscoa é uma oportunidade de vender um pouco mais e diminuir o prejuízo”, disse o proprietário de um pequeno estabelecimento comercial de Pedro Juan Caballero.

Outro comerciante da Linha Internacional disse que vai arriscar ficar com as portas abertas, mas segundo ele, se houver alguma fiscalização vai ser justamente em cima deles. “Sempre os pequenos pagam pelos grandes”, falou ele.

Segundo o ABC Color, um dos principais meios de comunicação do Paraguai, a polícia promete agir com rigor para fazer cumprir o decreto presidencial, apesar da resistência dos grandes empresários da fronteira.

Até o final da edição desta reportagem o Shopping China de Pedro Juan Caballero não havia retornado ao chamado via WhattsApp com os questionamentos feitos pela redação.

Veja também
plugins premium WordPress