SubsRacial cria grupo de trabalho para combater racismo

A Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, criou um grupo de trabalho intersetorial para combater o racismo em todas as esferas de Mato Grosso do Sul.

O grupo foi criado após reunião com a presença de representantes da Secic, SubsRacial Defensoria Pública, Ministério Público e Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Campo Grande.

“Esse grupo vai trabalhar ações que envolvem a política de igualdade racial no combate ao racismo em todas as suas formas de manifestação, precisamos chegar em todas as camadas sociais e dizer que racismo é crime, e deve ser denunciado”, explica Ana José Alves, subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.

Para o secretário adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, a iniciativa permitirá a elaboração de ações de maneira integrada. “A partir de hoje estamos dando mais um passo para o enfrentamento ao racismo, com o objetivo de conscientizar a sociedade para todo o tipo de intolerância racial, promovendo a inclusão e o respeito”, destacou.

Estiveram presentes também na reunião o Defensor Público Mateus Augusto Sutana e Silva, Coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH); a Defensora Pública Neyla Ferreira Mendes, Coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir); Promotor de Justiça Marcos André Sant´ana Cardoso, Coordenador Adjunto do Núcleo de Promoção de Igualdade Étnico-Racial do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (Nupier); Rosana Anunciação, Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Campo Grande, a técnica da SubsRacial Irineia Cesário, além das técnicas do Nupier, Joyce Souza e Carolina Romero.

Veja também