Tereré e narguile viram vilões em tempos de pandemia

Em tempos de Pandemia em virtude do coronavírus covid-19, que se espalhou pelo mundo de forma repentina, várias mudanças de hábitos têm sido necessário para evitar um eventual surto da doença na humanidade.

Em Ponta Porã cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, Paraguai com quem divide diversos costumes e tradições, dois hábitos comuns entre a população vem sendo considerado vilão no combate ao covid-19.

Para especialistas da saúde que estão na linha de frente do combate a pandemia, o popular e tradicional consumo da bebida chamada tereré, comum entre os fronteiriços e o sul-mato-grossense em geral e a sensação entre os jovens o consumo de narguile, uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado e outros, são tidos como prejudicial nas medidas de prevenção ao combate ao coronavírus covid-19.

O Secretário Municipal de Saúde, Patrick Derzi que faz parte do Comitê de Combate ao covid-19, lembra que em Ponta Porã um Decreto Municipal orienta quanto aos cuidados que se deve ter, evitando rodas de tereré e o consumo de fumo de narguilé.

“É um momento de conscientização de todos, ambos os hábitos exigem o compartilhamento da bebida ou fumo com várias pessoas, o que naturalmente pode acarretar o contágio do Covid-19. É um costume, um hábito que no atual momento pode ser feito com prudência ou evitado, orientamos neste sentido” explicou.

Recentemente o surto do covid-19 na pequena cidade de Guia Lopes da Laguna, que saltou de um para 49 casos em menos de duas semanas, as autoridades municipais atribuíram o tereré como principal fator de risco para espalhar a doença entre a população. Ponta Porã possui atualmente 3 casos confirmados e 4 suspeitos de coronavírus.

Tereré

É um dos costumes mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, sendo inclusive tombado enquanto Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado. A bebida preparada com erva-mate e água gelada, sendo uma das bebidas preparadas com a erva-mate e existem diversos benefícios do tereré interessantes para a saúde.

Outra marca registrada do tereré é a integração, por meio da tradicional Roda de Tereré, onde diversas pessoas compartilham da bebida em meio aos mais vários temas de conversas e debates.

Narguile

Esse é um costume recente no Ocidente e que vem crescendo principalmente entre os adolescentes e jovens nos bares da fronteira. É uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado e outros. Além desse nome, de origem persa, e de variantes como arguile, muito usada em certos países árabes, também é chamado de xixa (substantivo feminino), especialmente na África e em outros países de língua árabe, ou ainda hookah (na Índia e em outros países que falam inglês), entre outros nomes.

Há diferenças regionais no formato e no funcionamento dos cachimbos d’água, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. Tradicionalmente utilizados em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia, têm-se espalhado em anos recentes também para o Ocidente (Europa e Américas).

Veja também
plugins premium WordPress