UTIs móveis da UCP atendem Pedro Juan Caballero e ajudam salvar vidas na fronteira

Duas unidades de resgate com suporte avançado de vida, UTIs Móveis, da Universidad Central Del Paraguay (UCP) estão atendendo a população de Pedro Juan Caballero e já se tornaram referência no resgate de acidentados, atendimento pré-hospitalar e transporte de pacientes que precisam de locomoção entre clínicas e hospitais da região.

O serviço conta com 40 profissionais de urgência e emergência e que cursam medicina e com os professores doutores da instituição que realizam os atendimentos e acompanham o trabalho dos acadêmicos. Os atendimentos são feitos em ambulâncias dotadas de todos os equipamentos de última geração para manter os pacientes estabilizados, com suporte a vida, oi seja, uma UTI móvel

Os atendimentos são feitos 24 horas por dia e dezenas de pacientes já foram socorridos desde que o sistema entrou em funcionamento, auxiliando o trabalho do Corpo de Bombeiros Voluntários e os hospitais e clínicas públicas da cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã no Mato Grosso do Sul.

De acordo com o coordenador geral de Urgência e Emergência Gabriel Schutz, há uma grande demanda pelo atendimento e que um socorro especializado e realizado no tempo certo aumenta a chance de recuperação do paciente e em muitos casos representa a diferença entre a vida e a morte. “Estamos preparado em todos os sentidos para fazer o socorro, estabilizar os pacientes e encaminhar para os hospitais de referência para cada tipo de problema”, disse ele.

Segundo Gabriel os atendimentos podem ser apenas um transporte por mal súbito ou suporte avançado, onde são utilizados meios para manter o paciente vivo até a chegada em um hospital com recursos necessários e tratamento especializado. Isso tudo é definido pela Central de Regulação coordenada pela médica Talita Miyamoto

Para o diretor de filiais da UCP, Karlos Bernardo, as unidades móveis da universidade atendem a população e servem para os estudantes de medicina da instituição terem contato com realidade do dia-a-dia de um profissional de saúde e que todos saem ganhando com isso.

“Estamos entregando para a comunidade de Pedro Juan Caballero um serviço de qualidade, feito com profissionais capacitados e com experiência no atendimento de urgência e emergência. Um socorro bem feito e realizado dentro do prazo salva vidas e diminui danos que podem fazer a diferença na vida destas pessoas”, disse ele.
Ainda de acordo com Karlos, o serviço só foi possível com o apoio do reitor da UCP, o engenheiro Luiz Lopes Zayas e da família dele que sempre demonstraram a vontade de oferecer este tipo de assistência para a comunidade paraguaia. “Eles nos ofereceram todos os meios para transformar o projeto em realidade e a partir deste experiência em Pedro Juan Caballero é intenção do doutor Luiz Lopes Zayas expandir o atendimento para outras comunidades”, disse Karlos.

SERVIÇO

O atendimento 24 horas da Equipe de Urgência e Emergência da Universidad Central Del Paraguay pode ser solicitado no WhatsApp 595 991 859676.

Veja também
plugins premium WordPress