Primeiro produto científico de projeto piloto do Bioparque Pantanal é lançado em cerimônia

Fruto do projeto piloto Clube de Ciências desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Bioparque Pantanal, o e-book Genius foi lançado na tarde de segunda-feira (12), com produtos e serviços para atendimento ao público do maior aquário de água doce do mundo. O resultado final se deu pela parceria com o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS.

O livro digital contou com a participação de 64 estudantes da rede estadual de ensino, professores e equipe do NEA. Os estudos foram realizados durante dois meses, contando com coletas em campo, pesquisas e apresentação do produto final. Entre os produtos desenvolvidos estão a implantação de soluções em formato de mídias digitais, atendendo ao uso dos visitantes na bancada multimídia do complexo, produção de placas de identificação da flora emblemática do Parque das Nações Indígenas em QR Code e a construção de catálogos de diversas plantas do entorno do parque.

Para a diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri após muita dedicação estão sendo colhidos os resultados positivos. “Percebemos o tanto que avançamos dentro dessa proposta desenvolvida pelo NEA, tendo todo um alinhamento e parceria de todos. Me enchia de orgulho ao passar pelo nosso laboratório e ver o desenvolvimento dos trabalhos, vocês nos ajudaram a construir uma linda história”, disse.

Representando o govenador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha destacou a importância do Bioparque Pantanal para a ciência. “O espaço foi criado pra isso, não é apenas um aquário do Pantanal. Em estudos preliminares lá atrás, antes da inauguração nós resolvemos colocar Bioparque Pantanal, porque queríamos trazer a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento aqui pra dentro”.

O e-book teve como finalidade divulgar as percepções pedagógicas e os resultados produzidos no processo de implantação do Clube de Ciências que visa fortalecer a autonomia dos estudantes e proporcionar momentos de aprendizagem e enriquecimento curricular, pelo desenvolvimento de competências técnicas, acadêmicas, científicas e tecnológicas, a partir dos conhecimentos, instrumentos e tecnologias criados e disponibilizados no Bioparque Pantanal.

Equipes do Núcleo de Educação Ambiental do Bioparque Pantanal (NEA) e do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação – CEAM/AHS

Projeto Clube de Ciências

O Clube de Ciências do Bioparque Pantanal tem como proposta firmar parcerias com redes de ensino pública e privada no contraturno das aulas escolares, contribuindo, assim, com o sucesso das atividades extraclasse.

Veja também
plugins premium WordPress