UCP de Pedro Juan Caballero finaliza curso de Guarani

A Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero realizou uma cerimônia de encerramento do Curso de Língua Guarani, cujo objetivo é difundir o idioma, a cultura, da culinária e usos e costumes do povo Paraguaio. O evento já é tradicional na instituição e contou com a presença do gerente da filial de Pedro Juan Caballero, Newton Luís de Oliveira.

Os acadêmicos, na grande maioria brasileiros, apresentaram os conhecimentos adquiridos durante o ciclo de estudos e os diversos grupos apresentaram seus trabalhos relacionados ao aprendizado da língua guarani, bem como conhecimentos sobre as diversidades do folclore, cultura e tradições do país que eles escolheram para fazer o curso de Medicina.

Conforme a professora e instrutura da língua Guarani da UCP, Elvira Gonzalez, eventos como este servem para inserir os estudantes na comunidade e apresentar a eles um pouco do que eles encontrarão no dia a dia vivendo no Paraguai. “Mesmo estando muito perto do Brasil, nosso país possui particularidades desconhecidas por de estados longe da fronteira e a mistura disso tudo acaba criando um caldo cultural interessante e a acabamos, nós os paraguaios, também assimilando um pouco da cultura das diversas regiões do Brasil”, disse a professora.

Para o gerente interino da UCP de Pedro Juan Caballero, Newton Luís de Oliveira, a hospitalidade com que os brasileiros são recebidos pelo povo paraguaio e a troca de experiências através da cultura é uma coisa que os futuros médicos levarão para o resto de suas vidas. “Muito se sentem acolhidos de uma forma tão especial que dificilmente, apesar da distância de onde vieram, acabam se sentindo em casa”, disse ele.

Veja também
plugins premium WordPress