Soja: colheita no Brasil atinge 35,9% da área, diz consultoria

A colheita da soja no Brasil avançou 9,49 pontos percentuais na última semana e atingiu 35,9% da área semeada no país, ante 26,4% na semana anterior e 18% nesta mesma época do ano passado. A estimativa foi atualizada pela AgResource Brasil.

O diretor da consultoria, Raphael Mandarino, explica que em Mato Grosso a colheita da oleaginosa teve um ritmo mais lento na semana devido ao excesso de chuva. No estado, os trabalhos de retirada estão em 71,5% da área.

“A safra que ainda está no campo tem sido bastante penalizada pelas chuvas excessivas, com diminuição da produtividade e avaria nos grãos. O agricultor também está com certa dificuldade de avançar com o plantio da segunda safra”, explica.

Já o analista da AgResource João Pedro Thieme ressalta problemas na entrega de insumos para a ‘safrinha’ de milho, especialmente de sementes. “Os agricultores e cooperativas relatam que as empresas estão demorando para entregar sementes e o adubo está chegando na fazenda em cima da hora, o que também acaba reduzindo o avanço das máquinas”, diz.

Canal Rural*

Veja também