Brasil tem mais de 260 programas de mestrado e doutorado na área de Letras

Entre mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados, o Brasil possui hoje um total de 262 programas nas áreas de Letras e Linguística. Esse foi o apontamento feito pelo Doutor Neurivaldo Campos Pedroso Junior, professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul da cidade de Jardim, durante a primeira live do encontro virtual “Letras em sintonia com nosso tempo”.

Alusivo ao Dia do Profissional de Letras, que se comemora em 21 de maio, o evento foi pensado para debater questões que transitam tanto na vida acadêmica quanto na atuação cotidiana do letrólogo. 

Com o tema: “Formei, e agora? Os mestrados profissional e acadêmico em Letras”, o professor Neurivaldo Junior deu início ao ciclo de palestras, explanando as principais diferenças sobre os tipos de programas de especialização e as opções disponíveis no Brasil.

Segundo Neurivaldo, desde o início da graduação o acadêmico já precisa começar a pensar nas futuras capacitações que irá incluir em seu currículo.

De acordo com levantamento feito por ele, através da Plataforma Sucupira, existem hoje no Brasil, na área de Letras: 119 programas de mestrados acadêmicos, 77 programas de doutorados e 6 programas de mestrados profissionais. Já na área de Linguística são 30 mestrados acadêmicos, 26 programas de doutorado e 4 mestrados profissionais.

Para esclarecer as diferenças entre mestrado acadêmico e mestrado profissional, o professor explicou:

“O mestrado acadêmico tem a missão de formar profissionais capazes de atuar com competência na pesquisa, na extensão, nos campos de especialidades das áreas de Letras, na docência e pode ser visto como uma preparação para doutorado. Nesse tipo de especialização o aluno tem a opção de focar suas pesquisas para a docência ou não. Já no mestrado profissional existe uma obrigatoriedade da pesquisa ser voltada para a docência, em especial para a Educação Básica”.

O mestrado profissional também é chamado de PROFLETRAS. É uma especialização oferecida em rede nacional, distribuída em 42 universidades públicas nas cinco regiões do Brasil.

Já o curso de doutorado é uma especialização stricto sensu, com duração média entre quatro e cinco anos, em que o estudante aprofunda conceitos teóricos e busca novas descobertas sobre determinado tema.

A palestra do professor Neurivaldo Junior está disponível no canal da Unigran EAD no Youtube e pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

Letras na Unigran EAD

Na Unigran EAD é possível ingressar na área de Letras através de dois enfoques diferentes: Língua Portuguesa ou Português/Inglês. Ambos têm duração de 8 semestres e são ofertados no formato a distância (EAD). Em nosso site reunimos mais informações sobre as duas opções de graduação que oferecem tantas possibilidades de crescimento profissional.

Pax Primavera
Veja também

Ao continuar navegando nesse site, você concorda com o uso de cookies. Estou ciente Saiba mais