Estudantes da Geni Marques Magalhães – realizam intercâmbio na Aldeia Pirakua

No município de Ponta Porã, uma turma de estudantes do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Profª Geni Marques Magalhães, realizou atividade de intercâmbio de conhecimento com os alunos da Escola Estadual Extensão Aldeia Pirakua.

A Terra Indígena em questão (Pirakua) se caracteriza como uma aldeia onde vivem núcleos familiares da etnia kaiowá entre os municípios de Bela Vista, Ponta Porã e Antônio João.

Na última sexta-feira (2), a turma que participou da atividade realizou estudos de aprofundamento ministrados por professores das áreas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CNT+CHS), aproveitando para levar aos estudantes da Aldeia Indígena Pirakua resultados preliminares dos estudos que estão desenvolvendo ao longo do semestre e também para ouvir sobre as experiências e os relatos dos professores e dos estudantes da referida aldeia.

O foco da aula de campo foi trabalhar com os estudantes os seguintes temas geradores: Produção de alimentos, técnicas de compostagem, conflitos territoriais, territorialidade, relações de poder e identidade.

A atividade extraclasse é uma inovação no processo de ensino, pois permitiu aos estudantes uma quebra no cotidiano da sala de aula, gerando motivação e promovendo experiências que podem ser referenciadas futuramente em aulas dentro da escola.

Veja também
plugins premium WordPress