IFMS abre 326 vagas para cursos gratuitos de idiomas

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para o 1º semestre letivo de 2021, nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em Espanhol, Inglês e Libras, ofertados por meio do Centro de Idiomas (Cenid) da instituição.

São oferecidas 326 vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas, para turmas em andamento. Os cursos acontecem nas etapas Básico e Intermediário em seis níveis. Em atendimento ao plano de internacionalização do IFMS, no mínimo 75% das vagas são reservadas a estudantes e servidores do Instituto.

As inscrições vão de 28 de dezembro a 24 de janeiro e devem ser feitas na Página do Candidato. Para concorrer, o candidato deverá possuir Ensino Fundamental I completo (5º ano).

Aquele que não tiver acesso à internet poderá solicitar a utilização de computador do Instituto para efetuar a inscrição. Para isso, é necessário fazer o agendamento do dia e horário, enviando e-mail para a Central de Relacionamento (Cerel) do campus, conforme o Anexo I do edital de abertura, publicado na Central de Seleção.

Em função da pandemia da Covid-19, para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, de modo a garantir o distanciamento social.

Nivelamento

Os inscritos passarão por uma prova de nivelamento, que ocorrerá online, para avaliar as habilidades de comunicação escrita e auditiva (Espanhol e Inglês), bem como a compreensão visual e gramatical (Libras), para comprovação do conhecimento exigido para ingresso no nível desejado. O nivelamento será realizado entre 1 e 5 de fevereiro.

O preenchimento das vagas nas turmas em andamento está condicionado à aprovação na prova de nivelamento e seleção por meio de sorteio eletrônico, marcado para o dia 22 do mesmo mês.

Aulas

Em virtude da pandemia, as aulas serão na modalidade não presencial – enquanto durar a suspensão das atividades presenciais no IFMS -, nos dias e horários informados abaixo, com início no dia 8 de março. O estudante que não comparecer às duas primeiras aulas, não acessar o ambiente virtual ou não iniciar as atividades remotas conforme orientação enviada pela coordenação será considerado desistente e o IFMS destinará sua vaga ao próximo candidato da lista de espera.

Os cursos buscam fomentar o processo de internacionalização do IFMS, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional. O certificado de curso FIC terá validade nacional e certificará o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Veja também
plugins premium WordPress