IFMS segue com inscrições para cursos de idiomas até sexta-feira

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra na sexta-feira (17/11), o prazo de inscrições para 550 vagas em cursos de idiomas ofertados gratuitamente por meio do Centro de Idiomas (Cenid), para ingresso no primeiro semestre de 2024.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Espanhol, Inglês e Libras serão ofertados de forma presencial em oito municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.

As vagas são destinadas ao público externo e a estudantes e servidores do IFMS. No edital de abertura do processo seletivo está disponibilizada a quantidade de vagas reservadas para cada público e em cada curso ofertado.

Os cursos do Cenid são divididos em duas etapas e seis níveis: a primeira etapa é Básica e subdividida em três Níveis (I, II e III); já a segunda etapa é a Intermediária, também com três Níveis (IV, V, VI).

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e a opção por um dos cursos ofertados.

Aqueles que não possuem conhecimento algum da língua ofertada deverão inscrever-se na turma Básico – Nível I, caso haja essa oferta no campus pretendido.

O certificado de conclusão do IFMS tem validade nacional e atesta o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.

Nivelamento

O teste de nivelamento será obrigatório para aqueles que pretendem concorrer às vagas das ‘turmas em andamento’ e tem por objetivo avaliar o nível de proficiência e conhecimento dos candidatos, além de definir o nível da turma ao qual concorrerão no sorteio eletrônico.

Os testes serão realizados de forma on-line. Neste caso, candidatos que não tenham acesso à internet poderão novamente solicitar o uso de um computador disponibilizado pelos campi.

No dia 21 de novembro será divulgada a relação preliminar das inscrições homologadas e a convocação para os testes de nivelamento, previstos para o período de 22 a 28 de novembro.

O resultado do teste de nivelamento está previsto para ser divulgado em 5 de dezembro.

Cronograma

Não haverá prova para os interessados em ingressar nos cursos, apenas o teste de nivelamento. As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 11 de dezembro.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado em 13 de dezembro. A classificação final do processo seletivo e a 1ª chamada para matrículas serão publicadas no dia 18 do mesmo mês.

O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2024.

Mais informações estão disponíveis na página dos cursos de Idiomas do IFMS.

Veja também
plugins premium WordPress