Inscrições abertas para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação(MEC)abriu processo seletivoparaas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).As inscriçõescomeçaram nesta sexta-feira, 17 de novembro,e seguem até o dia 24 de novembro. Elas são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no portalPortal de Acesso Único ao Ensino Superior.O resultado da pré-seleçãoem chamada únicaserá divulgado no dia 30 de novembro.

Quem for selecionado poderá contratar o financiamentojá comabrangênciaa partir de julho de 2023. Ou seja,com o Fies Vagas Remanescentes,todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não estáem situação deinadimplência na instituição de ensino. Nesse caso, o estudantepodeatéreaver valores já pagosdurante esse período, se assim preferir.

Público-alvo

Podem se inscrever todos os estudantescom matrícula ativa, na condição de cursando regularmenteo mesmo curso,turnoe localidade dainstituição de ensino participante do Fiesque se ofertenessa edição.Além disso, os estudantesprecisamatenderàsdemaisexigências do programa,como a de possuir rendafamiliar mensal brutaper capitade até trêssalários-mínimos.

Cerca de 60mil vagas são ofertadas agora, com a retomada do Fies Vagas Remanescentes, que estava interrompido desde 2021.Nessa edição(diferentementede edições passadas, quando a ocupação das vagas se davaapenaspor ordem do registro da inscrição no sistema),os inscritos serão selecionados de acordo com a classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão consideradas as edições doExame a partir de 2010.A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas doEnem, bem comonota superior a zero na prova de redação.

Classificação

Bolsistas parciais (50%) doPrograma Universidadepara Todos (Prouni)estão em primeiro lugar na lista deprioritáriospara o critério de classificação no processo seletivodeocupação das vagas remanescentes do Fies,desde que nãopossuamgraduação e não tenhamsido beneficiáriosdele.Já em segundo lugar,estão os estudantes que não têmum diploma de curso de graduação enunca forambeneficiados pelo Fies. Depois, em terceiro lugar, estão aqueles que não têm um diploma de curso de graduação, mas que já foram beneficiadospelo Fies em outro momento, tendo quitado o financiamento. Em quarto lugar,estãoos estudantes com diploma de graduação, masquenunca tiveramcontratocomoFies.Por último,estãoosestudantescom diploma de curso de graduaçãoebeneficiáriosdo Fies que conseguiramquitar o financiamentodo seu curso.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil oferta vagas para estudantes poderem financiar seus estudos, prioritariamente, em cursos de graduação em instituições não gratuitasparticipantes do programa,desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Será considerada avaliação positiva a obtenção de conceito igual ou maior a três.

Veja também
plugins premium WordPress