Programa Residência Pedagógica coloca acadêmicos frente a frente com a profissão

Os acadêmicos do curso de Educação Física – Licenciatura da Unigran, tiveram a oportunidade, durante o 5º e 6º semestre, de praticarem o que aprenderam em sala de aula. Através de Programa de Residência Pedagógica, e interligado ao Estágio Supervisionado, eles puderam ministrar aulas para estudantes dos Ensino Fundamental e Médio.

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

O coordenador Institucional do Programa, Carlos Muchão, apontou que o Residência Pedagógica é uma oportunidade para o acadêmico vivenciar sobre a rotina da profissão, dentro de uma escola. “Enfatizamos que é um excelente programa para o acadêmico dos cursos de Licenciatura, porque eles têm esta oportunidade de vivenciar uma prática espetacular, que é o contato do dia a dia com a sua matéria-prima, que é o educando. E, falando nisso, a experiência maravilhosa é contribuir com a educação, com a formação de crianças e jovens, essa profissão de professor é realmente maravilhosa”, comentou.

Muchão ainda conta que a Residência oferece uma bolsa para o acadêmico, no valor de R$ 700, sendo que o estágio dura um ano e é apenas para os acadêmicos dos cursos de Licenciatura que estão nos dois últimos semestres da graduação.

O coordenador explicou que, na UNIGRAN, a residência é realizada em conjunto com os estágios obrigatórios, sendo que o professor responsável pela disciplina explica e oferta as vagas para os alunos, que a partir disso, precisam se inscrever.

Os acadêmicos Pedro Vinícius de Alcântara Peralta e Leandra Glaeser participaram do Programa. Para eles, foi importante para colocar a teoria aprendida em sala de aula em prática, além de prepará-los para a profissão.

“Nós participamos do Residência Pedagógica, que nos deu a oportunidade de conviver em um ambiente escolar. Tiveram desafios, mas tivemos que saber lidar. Alguns alunos são calmos, outros são mais agitados, mas já tendo esta experiência com eles, no futuro vamos saber administrar com muito mais habilidade”, analisou Leandra.

“O Programa trouxe vivência de como é o dia a dia de um profissional de Educação Física na escola. Isto nos dá experiência, porque vemos como a professora dá a sua regência, observando ela, e depois ela dá a oportunidade para regermos essas aulas”, completou Pedro.

O acadêmico ainda ressaltou a importância de praticar a teoria apresentada durante a graduação. “É porque na teoria nós vemos só no papel, não temos noção de como colocar isso em prática. Então, através do Programa, conseguimos conciliar e relacionar o que está dizendo no papel, na teoria, para colocarmos em prática para os alunos, de uma melhor forma, para promover a atividade física para eles, promover a saúde”, ressaltou Pedro.

Vestibular

Com o Vestibular da Unigran, você pode se tornar um acadêmico de Educação Física – Licenciatura e participar do Programa Residência Pedagógica. Para se inscrever, basta acessar o site unigran.br, clicar na aba “Vestibular”.

Após preencher o formulário, é necessário fazer uma redação. Caso o candidato escolha não escrever o texto naquele momento, ele pode acessar a página em outro horário. Lembrando que o acesso é permitido por três vezes. O vestibular é on-line e 100% gratuito.

Veja também
plugins premium WordPress