UCP-Interamericana reúne Clube de Xadrez Universitário

Os treinos ocorrem aos sábados, a partir das 8h, na sede 1 da UCP e Interamericana, em Pedro Juan

Estudantes das Universidades Central do Paraguai (UCP) e Interamericana formam o Clube de Xadrez Universitário, que ganha fôlego e se prepara para competições na região de fronteira com Ponta Porã.
Coordenado por John Søholm Arndal Knudsen Junior, universitário estrangeiro da UCP-Interamericana e um dos idealizadores da retomada do grupo, o clube atrai cada vez mais adeptos entre a juventude.
Os treinos ocorrem aos sábados, a partir das 8h, na sede 1 da UCP e Interamericana, em Pedro Juan Caballero.
Os encontros combinam prática intensa com momentos de lazer e confraternização, promovendo o xadrez não só como esporte, mas como ferramenta de desenvolvimento pessoal.
O xadrez, reconhecido pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) como esporte olímpico desde 1999, é uma modalidade de tabuleiro que exige estratégia, paciência e raciocínio lógico.
Dividido em aberturas, meio-jogo e finais, o jogo opõe dois jogadores que movimentam peças como rei, rainha, torres, bispos, cavalos e peões em um tabuleiro de 64 casas alternadas em preto e branco.
Além de estimular a concentração e o pensamento crítico – habilidades valorizadas na juventude –, o xadrez melhora a tomada de decisões sob pressão e fomenta a convivência social, sendo acessível a todas as idades e procurado globalmente por milhões de praticantes.
“Não temos como foco a disputa, mas sim a prática saudável do esporte como forma de confraternização e oferecer momentos de entretenimento para aproximar os jovens”, afirma John Søholm Arndal Knudsen Junior.
Ele destaca o potencial de crescimento do clube, que já vê aumento no número de participantes, e planeja participação em torneios locais na fronteira Brasil-Paraguai.
Com essa iniciativa, as universidades de Pedro Juan Caballero reforçam o esporte como ponte de integração cultural e intelectual na região.

LEGENDA

Xadrez reúne universitários para momentos de lazer e confraternização; disputa sim, mas de forma saudável

Veja também