UNIGRAN completa pódio na fase regional da Olimpíada de Satélites

A equipe DouraSat, 1º lugar, foi classificada para a fase final

A UNIGRAN “zerou” o pódio da 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélite – OBSAT – em Goiânia. Com as equipes formadas por profissionais do Inova, docentes e acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Software EaD, o Centro Universitário de Dourados conquistou os três primeiros lugares da competição, além disso, um dos times foi aprovado para a próxima fase do campeonato.

A fase, que era a Final Regional do Centro-Oeste, aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro. As equipes DouraSat, SpaceGran e UniSat, 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, representaram a Instituição e o município de Dourados.

Cada satélite possuía um objetivo específico. A terceira colocada tinha a missão de coletar poeira espacial para análise físico-química. Já a vice-campeã almejava quantificar e mapear a incidência de raios no território brasileiro.

A DouraSat, campeã, tinha como objetivo estudar a capacidade de célula microbiana sobreviver em ambientes extremos encontrados no espaço, para aumentar sua resistência e garantir a vida dos astronautas no espaço. Classificada para Fase Final, em Brasília, a equipe lançou seu satélite em um balão estratosférico.

“Foi a sensação de cumprir uma missão heroica, de alguns poucos e obstinados, contra inúmeros adversários técnicos, materiais e pessoais. Uma conquista a todos alunos, professores e funcionários, em especial, ao nosso farol do conhecimento prof. Luís Alberto Stussi Pereira e nossa bússola profa. Simone Nihues, ambos do Setor Inova”, afirmou o professor Róbinson Portilla Erazo, tutor da equipe SpaceGran.

“Sentimos que a UNIGRAN foi representada acima das nuvens, sob o sol claro e verdadeiro no coração do Brasil. E o próximo passo é ainda mais ousado, em que fomos contemplados com um fretamento de foguete de mais de 30 mil dólares, sendo uma missão muito mais desafiadora que demandará mais recursos e engajamento, mas o primeiro passo foi dado e agora será rumo ao espaço e além”, completou o tutor.

Equipes da UNIGRAN conquistaram os três primeiros lugares no Olimpíada de Satélites. (Foto: Assessoria)
Veja também
plugins premium WordPress