Porto Murtinho promove o carnaval da Rota Bioceânica

Portal da Rota Bioceânica, a sonhada integração da fronteira sudoeste com o Pacífico, Porto Murtinho (425 km de Campo Grande) celebra o carnaval deste ano enfatizando um novo tempo de desenvolvimento com a construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, ligando Mato Grosso do Sul com o Paraguai, e a chegada da infraestrutura rodoviária para o acesso aos portos do Chile. A cidade será o centro comercial desse novo corredor.

A festa momesca denominada Porto Folia na Rota Bioceânica vai se concentrar na Praça de Eventos, centro da cidade, de 18 a 21, com animação de três bandas (Alma Viva, do Paraná, e as locais Axe Mixx e Negrolô) e show de Djs. A prefeitura preparou o evento com concurso e desfile de blocos carnavalescos e matinês à fantasia para as crianças. “Vamos realizar uma grande festa, comemorando um novo ciclo para Murtinho”, afirma o prefeito Nelson Cintra.

Piraputanga

Com exceção de Corumbá e Ladário, onde o carnaval de rua é forte e tradicional com a participação de escolas de samba e blocos carnavalescos, os demais municípios da Rota Turística Pantanal Bonito programaram shows para a população, neste período. Bonito cancelou o evento, focando apenas no movimento turístico, que será intenso na semana. O destino é uma das opções para quem busca refúgio e descanso, longe da batucada.

Em Aquidauana também não haverá carnaval, mas a prefeitura realizará a 9ª edição do Pirafolia, no distrito de Piraputanga (distante 30 km da cidade e 100 km de Campo Grande), de 18 e 20, com animação da Banda Lilás e Armazém Brasil. Com apelo ecológico e revivendo os antigos carnavais, o evento será realizado na praça principal. Uma ótima opção para entrar na folia e conhecer as belezas de uma região incrível: morraria, praias do Rio Aquidauana e rica fauna.

Em Ladário

Cidade vizinha a Corumbá, Ladário também terá seu reinado de momo, entre os dias 16 e 21, com escolha da Corte, banda de marchinhas e bailes infantis. Os eventos vão se concentrar no Palco da Alegria (Avenida 14 de Março), a partir do dia 17, com desfile dos blocos carnavalescos e duas atrações nacionais (Gera Samba e Renatinho da Bahia) e a Banda TG (Campo Grande). A festa será aberta oficialmente no dia 18, com o Gera Samba

Em Miranda (200 km de Campo Grande), a prefeitura anunciou o “Pantanal Folia”, de 18 a 20, com shows de Koisabamba, Paolla e Matheus Kruz, todos de Mato Grosso do Sul, mesclando ritmos variados (samba, pagode e axé). Para animar a festa, será organizado um concurso de blocos carnavalescos e está previsto matinê no domingo (19). O tradicional evento será realizado no Parque de Exposições (Espaço Fecir) e terá praça de alimentação.

Jardim também terá programação para comemorar a data concentrando os eventos no Parque de Exposição, de 17 a 19, com entrada franca. O Jardim Folia promete diversão total, com premiação dos três melhores blocos (em animação e número de participantes), e a presença de bandas nacionais. Na primeira noite (17), se apresentam a Banda TG e a Banda Gera Samba (Bahia); no dia 18, Banda TG e djs, e no dia 19, a atração será o Renatinho da Bahia (ex-É o Tcham).

Sílvio Andrade*

Veja também
plugins premium WordPress