Campo Grande sedia etapa final do Circuito Nacional de Badminton

Pela primeira vez, a principal competição de badminton do país passará por Mato Grosso do Sul. Com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Campo Grande sedia a sexta e última etapa do Circuito Nacional de Badminton 2022. As disputas acontecem no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis (Guanandizão), a partir desta quarta-feira (23) e vão até domingo (27). As disputas ocorrem das 08h30 às 20h e a entrada é gratuita para quem quiser acompanhar.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e parceria da Federação Sul-Mato-Grossense de Badminton (FESBd). A vinda da etapa do Circuito Nacional de Badminton foi oficializada no dia 4 de agosto. O anúncio foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja, após reunião com o presidente da CBBd, José Roberto Santini.

Segundo a CBBd, participam desta etapa 357 atletas, que representam 44 clubes, de 12 estados. Ao todo, o Guanandizão será palco de 550 jogos. As disputas serão divididas por categorias: sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-19 e adulto, nos gêneros feminino e masculino. Os jogos acontecem no formato simples (masculino e feminino) e em duplas (masculinas, femininas e mistas).

Mato Grosso do Sul tem a participação de 56 atletas na modalidade simples e 46 duplas nos gêneros masculino e feminino. A competição conta pontos para o ranking nacional da modalidade. Além disso, vale classificação para o Campeonato Sul-Americano Juvenil deste ano, que acontecerá em Lima, no Peru, entre os dias 9 e 17 de dezembro.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, a competição coloca o estado no cenário nacional. “O badminton é uma das modalidades que mais cresceram em Mato Grosso do Sul nos últimos anos, especialmente com o treinamento esportivo oferecido nas escolas estaduais. É a oportunidade para colocar o estado em destaque na modalidade e permitir que nossos atletas participem de uma competição de alto nível”, destaca.

Atualmente, o badminton está presente em escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), de 32 municípios. O treinamento esportivo é oferecido no contraturno das aulas, por meio do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), desenvolvido pela Fundesporte junto à Secretaria de Estado de Educação (SED).

Veja também
plugins premium WordPress