Corrida Universitária movimenta o esporte na fronteira neste final de semana

A Universidade Central do Paraguai (UCP) realiza neste domingo (12) a Primeira Corrida Universitária de Pedro Juan Caballero. A prova será disputada em 5 e 10 quilômetros com premiação em dinheiro para os 10 K e troféus e medalhas nas faixas estarias nas duas quilometragens. A organização será da empresa G2 Esportes, especializada neste tipo de competição com mais de 100 provas realizadas nos últimos anos.

O circuito foi traçado com largada e chegada em frente ao Centro Tecnológico da UCP na avenida Cerro Leon e contará com toda a infraestrutura da universidade com apoio médico, hidratação, banheiros com duchas e área especial para aquecimento dos atletas. O apoio na definição do circuito foi do atleta Adolfo Opi Carvallo, um dos corredores mais experientes do atletismo paraguaio. “Definimos um circuito que deve agradar os competidores. Temos algumas subidas que não são acentuadas mais fazem parte da característica da geografia de Pedro Juan Caballero, mas a maioria do percurso é plano e com poucas ruas empedradas que é outra característica nossa e dificulta para aqueles que não estão acostumados com este tipo de piso. Será desafiador, mas sem exigir muito do atleta e todos que estiverem preparados conseguirão fazer um bom tempo na prova”, disse Opi.

A corrida marca também a volta das competições esportivas em Pedro Juan Caballero depois da pandemia e ao lado do Campeonato Nacional de Futebol de Salão encerra as festividades de aniversário da cidade fronteiriça que completou na semana passada 122 anos. “Esta é a uma forma de homenagear a cidade que acolhe tantos estudantes universitários e não estamos fazendo somente uma corrida, mas sim um evento que projeta Pedro Juan no cenário esportivo e traz para a nossa fronteira corredores, brasileiros, paraguaios, argentinos e de outros países que terão a oportunidade de conhecer uma cidade acolhedora e de um povo trabalhador. Teremos movimento no comércio local e tenho certeza que os atletas que não conheciam nossa região voltarão para casa com uma ótima impressão de Pedro Juan Caballero”, disse Karlos Bernardo idealizador do evento.

Para o prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, competições como o Campeonato Nacional de Futebol de Salão e a Corrida Universitária, destacam o que a fronteira tem de melhor e movimentam a economia local. “Vamos apoiar sempre iniciativa como esta da UCP e com o sucesso que está sendo o Campeonato Nacional na reinauguração do nosso ginásio de esportes e a corrida vamos encerrar o calendário esportivo e de aniversário da cidade em grande estilo”, disse Acevedo.

As inscrições para a Primeira Corrida Universitária da UCP estão abertas no site ticketagora.com.br . Informações na G2 Esportes  99100 6541.

A corrida será disputada neste final de semana.(Foto: Divulgação)
Veja também