Meeting Nacional de Judô acontece pela primeira vez em MS

Com a participação de quase 400 judocas de 94 clubes brasileiros, Campo Grande foi escolhida para sediar pela primeira vez o Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21 de judô, uma das modalidades mais tradicionais do esporte nacional, rendendo diversas medalhas olímpicas e vitórias internacionais em competições oficiais.

O campeonato terá disputas no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o popular Guanandizão, neste sábado (4) e domingo (5). O evento tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Setessc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

As disputas têm início às 9h neste sábado, com o sub-18. A cerimônia de abertura está marcada para 14h30 e as lutas da categoria sub-21 começam no domingo, também às 9h. O canal oficial da CBJ no YouTube transmitirá as lutas: www.youtube.com/brasiljudo.

Organizado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), o Meeting é uma das principais competições nacionais para as equipes de transição do judô brasileiro. Um lugar no pódio do campeonato rende pontos ao ranking nacional da base e, juntamente às outras competições do calendário da CBJ ao longo do ano, define os representantes do país em estágios internacionais e em competições maiores, como o Pan-Americano e Mundial.

Além disso, o Meeting integra o ciclo olímpico com foco na Olimpíada de Paris-2024. Segundo a CBJ, vão participar do Meeting os 12 melhores colocados na Seletiva Nacional, além dos classificados até a quinta posição em campeonatos brasileiros, Jogos da Juventude e eventos internacionais da modalidade.

MS representado

Mato Grosso do Sul terá a participação de 28 atletas, de seis clubes: Associação Atlética Judô Futuro, Associação Cano de Judô, Associação Yada de Judô, Associação Desportiva Moura, Clube Sakurá de Judô e Judô Clube Rocha/Rádio Clube.

“Nomes entre os principais do esporte estarão em Mato Grosso do Sul. É um orgulho poder receber e acompanhar de perto esses judocas, que podem, quem sabe, representar nosso país em Olimpíadas”, destacou o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

No ano passado, em Porto Alegre (RS), Mato Grosso do Sul conquistou dois ouros e dois bronzes no Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21, classificando uma atleta para o Campeonato Pan-Americano Sub-21.

“O judô sul-mato-grossense é uma das potências no cenário nacional e, agora, nossos atletas vão entrar com ainda mais garra no tatame. É a chance de lutar em casa, com a torcida apoiando. Fico muito feliz de podermos trazer mais uma competição tão importante para Mato Grosso do Sul”, enfatiza o titular da Setescc, Marcelo Miranda.

Veja também
plugins premium WordPress