Quarta-feira de feriado do Censo Nacional 2022 no Paraguai

Nesta quarta-feira (9), o Paraguai viverá seu feriado do Censo Nacional 2022 realizado entre às 6h30 e 17 horas, em que os cidadãos serão entrevistados em suas casas em todo o País. Celso Ovando, chefe de Pesquisa e Análise da Diretoria de Pesquisas Domiciliares, entrevistado na Rádio FM Império, de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil, disse que cerca de 5.000 recenseadores estarão realizando coleta de dados e trabalhos domésticos durante visitas em domicílios na região.

Na entrevista, Ovando pediu a todos os cidadãos que respeitem o feriado, instituído para o Censo Nacional da População e Habitação de 2022, porque as forças públicas estarão a mobilizadas para garantir que o dia seja cumprido. Diferente do sistema brasileiro, no Paraguai é decretado feriado nacional para que as pessoas fiquem em casa onde serão entrevistadas pelos recenseadores.

“Queremos que seja uma grande festa para o Departamento de Amambay, assim como para todo o país; pedimos às pessoas que aguardem o recenseador, porque se ou se chegar amanhã, já estamos antecipando os últimos detalhes para que tudo seja coordenado com todos os chefes zonais do departamento de Amambay, disse Ovando.

Em relação à equipe acionada para realizar os trabalhos no Censo Nacional 2022, Ovando indicou que o número necessário para Pedro Juan Caballero era de 4.500, no entanto, foi possível registrar aproximadamente 5 mil recenseadores. O responsável de Investigação e Análise da Direcção de Inquéritos aos Domicílios, afirmou que os trabalhos terão início às 5h da manhã. Na ocasião, disse que a ideia é reunir todos os voluntários, para iniciar as esntrevistas a partir das 6h30.

Foi explicado ainda que as pessoas já cadastradas ainda não poderão sair de suas casas. Eles também devem aguardar o horário de término, às 17h. “Queremos exortar as pessoas a ficarem em casa, para não confundir a população e pensar que todos podem sair agora, por isso pedimos que fiquem pelo menos até às 17h para que todas as pessoas que ainda não se registraram, também ficam em casa e possam se inscrever”, concluiu.

O diretor do Instituto Nacional de Estatística (INE), Iván Ojeda, esclareceu que as pessoas devem ser registadas no local onde passaram às 00h de quarta-feira, 9 de novembro. Ele citou, como exemplo, trabalhadores domésticos e motoristas, entre outros.

Conforme Ojeda, não é necessário que as pessoas que vivem na casa dos seus patrões se desloquem até à sua casa. No caso dos trabalhadores essenciais, como enfermeiros, polícias, soldados, jornalistas, entre outros, Ojeda explicou que se moram sozinhos e não podem receber os recenseadores, devem ligar para o 178 para que possam ser registados posteriormente.

Veja também
plugins premium WordPress