Fuga em massa de ao menos 100 presidiários da Penitenciária Regional de Ciudad del Este neste domingo (21), foi abortada após trabalho de Inteligência do Ministério da Justiça do Paraguai. A fuga que aconteceria no período noturno, seria pelo teto do Pavição onde estão recolhidos integranntes da facção brasileira Primeiro Comando da Capital.
A fuga foi abortada através de ráipda movimemntação de integrantes do Grupo de Reação dos Agentes Penitenciários (GRAP), que procederam a remoção dos internos pavilhão, e, em seguida, foi feita a busca que levou à descoberta do buraco, armas e materiais utilziados no plano de fuga que poderia se transformar em grande rebelião.
A intervenção ocorreu a partir de atitudes contundentes por parte de alguns internos que levantaram suspeitas nos agentes penitenciários. No andamento da investigação, foram encontradas ferramentas utilizadas para a escavação, como pás caseiras e outros materiais.
A ação da Força de Segurança foi acompanhado pelo vice-ministro de Política Criminal, Daniel Benítez Romero. Já o ministro da Justiça, Édgar Olmedo Silva, destacou o trabalho de inteligência e a agilidade de atuação dos agentes penitenciários.
Outra Fuga
No dia 7 de agosto, também domingo, cerca de 35 presos fugiram da Penitenciária Regional de Misiones saindo pelos fundos do presídio. Eles pularam o muro, escalaram as grades e desceram em cordas preparadas manualmente.
Dos 35, 31 foram recapturados e estavam no pavilhão destacado para integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). sos seja comunicada ao sistema 911.

