Na tarde desta quarta-feira (17), em uma operação de alta segurança, agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) transportaram o mexicano Hernán Bermúdez Requena, conhecido como “Comandante H” ou “El Abuelo”, de sua base de operações em Assunção para um hangar no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi.
O procedimento foi realizado na presença do Juiz Osmar Legal, do Diretor Nacional de Imigração, Jorge Kronawether, e do Procurador-Adjunto de Assuntos Internacionais, Manuel Doldán, que formalizaram a medida, que permitiu a transferência imediata do detido para território mexicano, onde era procurado pela Justiça.
Bermúdez Requena é considerado um dos principais alvos criminais do México, com ligações diretas com o Cartel Nova Geração de Jalisco (CJNG), uma das organizações criminosas mais poderosas e violentas do hemisfério.
Com esta ação, o Paraguai reafirma sua firme decisão de não conceder refúgio seguro a membros do crime organizado transnacional, consolidando a cooperação judicial e policial com países aliados no combate frontal às redes criminosas que atuam em nível regional.

