Departamento antidrogas destrói plantação de maconha na fronteira

Uma operação do Departamento Antinarcóticos da Polícia Nacional do Paraguai, terminou na destruição de mais de três toneladas de maconha na zona rural de Pedro Juan Caballero. A missão que contou com o apoio do Ministério Público, e representa um duro golpe na estrutura de produção e processamento da droga na região.

O operativo ocorreu na manhã de segunda-feira (15), no assentamento Maria Auxiliadora. No local, os agentes encontraram e destruíram uma ampla infraestrutura clandestina utilizada para o processamento do entorpecente, incluindo três acampamentos precários montados em meio à mata.

Durante a intervenção, foram inutilizadas ferramentas usadas no plantio, colheita e preparado da droga como três prensas rústicas, oito peneiras artesanais, dez macacos hidráulicos e uma serra elétrica, além de diversos utensílios

O principal resultado da ação foi a destruição controlada e incineração de aproximadamente 3.200 quilos de maconha já picada. Desse total, cerca de 1.200 quilos estavam armazenados em 30 sacos de aniagem, enquanto outros 2.000 quilos permaneciam espalhados sobre uma lona, prontos para transporte e distribuição.

Para as autoridades, a ação reafirma o compromisso do Paraguai no enfrentamento ao narcotráfico na faixa de fronteira, região frequentemente explorada por organizações criminosas para abastecer mercados internacionais, especialmente o brasileiro.

Veja também