FAB intercepta avião do tráfico que saiu do Paraguai e foi forçado a pousar

A FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou na manhã desta terça-feira (9/4), nas proximidades de Londrina (PR), uma aeronave de modelo CESNA-182, de matrícula PT-CPR, que ingressou no espaço aéreo brasileiro oriunda do Paraguai. Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano, e o avião radar E-99 foram empregadas na missão, realizada em conjunto com a PF (Polícia Federal).

A ação faz parte da operação Ostium, interligadas ao PPIF (Programa de Proteção Integrada de Fronteiras), cujo objetivo é coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, no qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e Órgãos de Segurança Pública.

Incialmente, aeronave foi vista/identificada na fronteira do Paraguai e Mato Grosso do Sul e foi interceptada no Paraná.

Ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, sem plano de voo, o avião passou a ser monitorado pelo Comae (Comando de Operações Aeroespaciais) e Polícia Federal. A partir de então, os pilotos de defesa aérea seguiram os protocolos das MPEA (Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo), a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004, e foi constatado que estava com matrícula clonada.

Foi determinado pelo piloto do A-29 pouso obrigatório em Londrina. A aeronave não cumpriu e fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), às 11h10. Depois disso, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo. O tripulante que estava a bordo foi detido e a carga de pasta base de cocaína apreendida.

Veja também
plugins premium WordPress