Fronteira: DOF apreende quase 2 toneladas de maconha no fim de semana

Durante o feriado prolongado o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) aprendeu mais de 1,8 tonelada de drogas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, dentro das ações da Operação Hórus, que é realizada em Mato Grosso do Sul por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A maior apreensão, de mais de 1,5 tonelada, aconteceu na MS-164, zona rural de Ponta Porã, no sábado (16). A droga estava em uma caminhonete, conduzida por um homem de 31 anos, que foi preso.

O veículo foi abordado pelos homens do DOF em um bloqueio montado na rodovia estadual e durante a entrevista o condutor apresentou excesso de nervosismo, o que motivou uma busca minuciosa, sendo localizados diversos tabletes de maconha um fundo falso na carroceria e dentro de uma bolsa de adubo.

Ao todo foram apreendidos 1.797 tabletes de maconha, que após pesagem totalizaram 1.597 quilos da droga. O motorista, que disse ter pego o veículo em Ponta Porã para levar para Dourados, foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

A outra apreensão, de 232 quilos de maconha, aconteceu no domingo (17), em Laguna Carapã. Segundo o DOF a droga foi localizada pelos policiais em meio a uma mata que margeia uma plantação de milho existente próximo a comunidade Carapã, na zona rural do município.

No local foram apreendidas três motocicletas, que acabaram abandonada pelos condutores com a chegada do DOF, e um homem de 47 anos que chegou para carregar droga em um veículo Corsa foi preso. O acusado disse que iria levar o entorpecente até Nova Alvorada do Sul.

De janeiro até agora as forças estaduais de segurança já tiraram de circulação em Mato Grosso do Sul 103,7 toneladas de drogas.

Veja também