Uma jovem brasileira de 19 anos, identificada como Tayane Márquez, foi presa durante uma operação policial realizada por agentes especiais das cidades paraguaias de Pedro Juan Caballero e Bella Vista Norte. A ação faz parte de uma investigação em andamento voltada ao desmantelamento de um esquema de distribuição de drogas na região.
A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca em uma residência localizada no bairro Primavera, em Capitán Bado. No local, os agentes encontraram porções de maconha prontas para o consumo, além de caixas contendo sementes de cannabis geneticamente modificadas para elevar os níveis de THC – substância responsável pelo efeito psicoativo da planta. A casa funcionava, segundo a investigação, como centro de armazenamento e preparação de entorpecentes.
O trabalho contou com o acompanhamento do promotor de Justiça Celso Morales e resultou na apreensão de:
Cerca de 105 gramas de maconha;
Dez caixas de sementes geneticamente alteradas;
Uma arma de fogo;
Logotipos usados para rotular pacotes de droga;
Um veículo Volkswagen.
As autoridades continuam as investigações para identificar outros integrantes do esquema criminoso. Segundo a polícia, a jovem seria responsável por uma parte da cadeia de distribuição e pode ter atuado a mando de outros envolvidos ainda não identificados.
