As autoridades paraguaias confirmaram na manhã desta quinta-feira (7), a morte do contabilista Oscar Cabreira Pinazo, de 48 anos, no Hospital Regional de Pedro Juan Caballero. Segundo a versão oficial, ele teria atirado contra a própria cabeça no momento em que uma força-tarefa policial entrou em seu quarto para cumprir mandados de busca, apreensão e prisão.
Pinazo era alvo da operação “Pavão Real II”, que investiga uma rede transnacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele estava em prisão domiciliar desde a fase anterior da investigação e havia sido formalmente denunciado nas primeiras horas desta quinta-feira, suspeito de integrar a organização criminosa. O contabilista também era conhecido por ter trabalhado como contador do ex-deputado paraguaio Eulalio “Lalo” Gomes, morto em circunstâncias semelhantes durante uma operação policial.
De acordo com o relato oficial, agentes da Unidade Especial de Inteligência Sensível Antinarcóticos e Fatos Puníveis Conexos (SIU) entraram na residência de Cabreira nas primeiras horas do dia. Ao perceber a presença policial, ele teria disparado uma arma de fogo contra a própria cabeça. Gravemente ferido, foi socorrido por uma viatura da Polícia Nacional e encaminhado ao Hospital Regional, onde teve a morte confirmada cerca de duas horas depois.
Apesar da versão de suicídio divulgada pelas autoridades, familiares e amigos do contabilista contestam a narrativa, levantando dúvidas sobre as circunstâncias do disparo. Uma investigação interna deve ser conduzida para apurar todos os detalhes do caso.
As autoridades responsáveis pela operação devem conceder entrevistas ao longo do dia para esclarecer os próximos passos da investigação e a repercussão da morte de um dos principais alvos da operação.

