A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inaugurou nesta terça-feira em Dourados a maior e mais moderna delegacia do Brasil, consolidando a cidade como um ponto estratégico fundamental no combate ao crime organizado e ao narcotráfico na região de fronteira. A nova e robusta estrutura é apontada pelas autoridades como uma referência nacional e um divisor de águas na capacidade operacional dos agentes federais.
O foco principal da nova delegacia será intensificar as ações contra o narcotráfico e o crime organizado que atua na fronteira. As autoridades destacaram que a infraestrutura representa uma valorização e um aumento direto na capacidade operativa dos agentes.
O diretor nacional da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, enfatizou a importância da unidade: “A delegacia de Dourados já é reconhecida por sua alta produtividade, sendo responsável por grande parte das apreensões no MS, como 251 toneladas de maconha e 12 toneladas de cocaína apreendidas no estado”. Ele completou, sublinhando a visão estratégica: “Nós entendemos a questão estratégica da presença da PRF nessa região e a necessidade de que esse trabalho tenha o apoio da gestão central para que ele consiga ter ainda mais efetividade”.
O superintendente regional do MS, João Paulo Pinheiro, ressaltou que, além do impacto local, a estrutura também será um centro de excelência: “A estrutura não servirá apenas para a região, mas também poderá ser utilizada para o treinamento de policiais de diversas partes do país”.
O inspetor da PRF em Dourados, Waldir Brasil, se mostrou otimista com os resultados esperados. “O impacto é positivo com a inauguração da Delegacia Especializada de Fronteira. Com a experiência que já temos e agora com uma estrutura que já é considerada a maior do País, podemos avançar ainda mais nas ações de combate ao narcotráfico”, destacou.
A obra, que teve início em março de 2024 e foi concluída no começo de novembro, incluiu um espaço de treinamento e um heliponto, elementos cruciais para a agilidade e a qualificação do trabalho policial. A PRF ocupará o novo prédio imediatamente, substituindo o imóvel provisório que servia de sede desde a destruição da antiga delegacia por um forte temporal.
O investimento total foi de R$ 7,5 milhões, provenientes de emendas da bancada federal, com execução via licitação do Governo Federal. A empresa JP Engenharia, de Dourados, foi a responsável pela construção, que foi finalizada em um ano e meio, um prazo notavelmente abaixo da média para obras públicas.
