Operação da Polícia Federal de Ponta Porã prende traficantes do Distrito Federal

Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12) a Operação Pteridófita, com o objetivo de desarticular organização criminosa atuante no tráfico internacional de drogas, com atuação no Distrito Federal. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão, em decorrência de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porã.

A investigação teve origem na prisão em flagrante de duas pessoas, efetuada em setembro de 2017, as quais transportavam cerca de 412 quilos de maconha adquiridas no Paraguai e que estavam sendo levadas para o Distrito Federal.

Após a prisão dos responsáveis pelo transporte da droga, foram realizadas diligências que permitiram identificar uma organização criminosa sediada no Distrito Federal, a qual atuava de forma recorrente no tráfico internacional de entorpecentes. As cargas de maconha eram adquiridas nas cidades paraguaias de Capitán Bado e Pedro Juan Caballero, cidades gêmeas que fazem fronteira seca com Coronel Sapucaia e Ponta Porã, respectivamente.

Os suspeitos presos na data de hoje têm suas condutas vinculadas a atividades de traficância de entorpecentes, além de possuírem antecedentes criminais por diversos crimes, tais como associação para o tráfico, homicídio, roubo, porte ilegal de arma e moeda falsa. A área de atuação do grupo no Distrito Federal se concentrava nas cidades-satélite de Samambaia Norte e Recanto das Emas.

A deflagração contou com a participação de 10 policiais federais, sendo que recebeu o nome em razão de Samambaia, nome da cidade-satélite à qual a droga se destinava, ser uma planta do grupo das Pteridófitas. Os nomes do traficantes presos não foram divulgados.

Veja também
plugins premium WordPress