Operação da Receita Federal, Polícia Federal e Ibama atacou esquema de contrabando de agrotóxicos

Uma ação conjunta da Receita Federal do Brasil, da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na deflagração da Operação Purgatio, nesta quinta-feira (12), com o objetivo de combater o contrabando de agrotóxicos provenientes do Paraguai.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a pessoas físicas e jurídicas nas cidades de Campo Grande, Miranda e Maracaju.

Nas diligências, as equipes apreenderam mídias eletrônicas, documentos e outros bens utilizados na prática criminosa, além de uma quantidade significativa de agrotóxicos irregulares.

Segundo os órgãos envolvidos, os produtos têm comercialização e uso proibidos no Brasil, representando risco à saúde pública, à produção agrícola regular e ao meio ambiente.

A Operação Purgatio faz parte de um esforço integrado de fiscalização e repressão a crimes ambientais e ao ingresso irregular de produtos no território nacional. A atuação conjunta busca desarticular esquemas de contrabando que colocam em risco a segurança da população, afetam a economia formal e provocam danos ao patrimônio ambiental.

As investigações continuam e os responsáveis poderão responder por crimes relacionados ao contrabando, além de infrações ambientais previstas na legislação brasileira.

Veja também