
Uma operação conjunta envolvendo o Comando de Operações de Defesa Interna, a Força-Tarefa Conjunta, a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e o Ministério Público do Paraguai desmantelou uma infraestrutura do narcotráfico na região de Cerro Guasú, próximo a Pedro Juan Caballero. A ação resultou na destruição de acampamentos clandestinos usados para armazenamento e processamento de maconha.
Durante a operação, acompanhada pelo agente fiscal Celso Morales, foram encontrados: 7 acampamentos clandestinos; apreendidas 1500 quilos de maconha prensada; 500 quilos de maconha picada; 7 prensas rústicas;13 macacos hidráulicos; 1 gerador e centenas de peneiras.
A SENAD calcula um prejuízo para os traficantes de cerca de 60 mil dólares, com as 2 toneladas de maconha retiradas de circulação.
Segundo a SENAD, a destruição desses acampamentos enfraquece a estrutura do narcotráfico na fronteira com o Brasil. A operação faz parte de um esforço contínuo para desarticular a cadeia de produção e distribuição de drogas, combatendo o crime organizado transnacional que atua na região.
As autoridades paraguaias reforçaram que novas operações serão realizadas para enfrentar as ameaças representadas pelo tráfico de drogas e garantir mais segurança na fronteira.
