Policial cumpre mandado de busca dentro da Operação Status.(Foto: Divulgação)

Nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta manhã em Ponta Porã dentro da Operação Status desencadeada pela Polícia Federal do Brasil e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. As ações acontecem em Pedro Juan Caballero e em cinco estados brasileiros e miram uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e utilizam casas de câmbio do Paraguai para a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.

Além de Ponta Porã, são cumpridos dois mandados de busca em Dourados, 14 mandados de busca e apreensão e três de prisão em Campo Grande, 3  mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva em Cuiabá, duas fazendas com mandado de busca e apreensão em Barra do Garças, dois mandados de busca e apreensão em Primavera do Leste, todos no Mato Grosso; quatro mandados de busca e apreensão em Curitiba e um mandado de busca e apreensão em Londrina no Paraná; cinco mandados de busca e apreensão em São Paulo e um mandado de busca e apreensão no Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal em Campo Grande.

No Paraguai ocorre o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em coordenação com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, em doze locais nas cidades de Assunção e Pedro Juan Caballero