Notícias de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero

Pela primeira vez uma mulher assume o comando  da Polícia Militar em Ponta Porã

Cada vez mais as mulheres vêm conquistando seu espaço na sociedade, e na Polícia Militar, órgão tão importante da Segurança Pública não é diferente. Até o mês de Março deste ano, o Batalhão de Ponta Porã contava com os serviços da Tenente Luzia, que durante sua passagem, trabalhou intensamente no combate a violência contra a mulher.

Outro exemplo de mulher no 4° Batalhão é a Cabo Paulina, conhecida pelo seu profissionalismo e simpatia. Atualmente é Aluna do Curso de Formação de Sargentos da PM, sua promoção é aguardada por todos os seus familiares e amigos, assim como as crianças do PROERD. Paulina é uma das instrutoras desse projeto que é um sucesso mundial na prevenção as drogas.

Além disso, é possível ver diariamente nas ruas da nossa cidade outras militares da instituição exercendo com muita bravura o serviço de patrulhamento: Cabo Silvana e as soldados Ana Liz, Mariana, July, Josiane, Tatiane, Cláudia, Icassatti e Paula, sempre cuidando da segurança da população da fronteira. O setor administrativo conta com a Subtenente Fabiana, Sargento Liziane, as soldados Sara e Ana Lúcia. Importante lembrar que a primeira PM mulher a trabalhar em Ponta Porã, foi a Subtenente Nélida.

Para brindar essa história rica de mulheres a serviço da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, especialmente do 4° Batalhão, nesta sexta-feira, 08, tomou posse do comando interino do 4° BPM, a Major QOPM Luciane Gonçalves Caniato. Natural da pequena cidade de Caracol/MS, localizada a 188 quilômetros de Ponta Porã, a Major Luciane é filha de trabalhadores rurais, senhor Lucio Gonçalves e senhora Elódia Souza.

Ingressou na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul mediante concurso público em Novembro de 1998, como Aluno Sargento, sendo esta a última turma que permitiu o ingresso de Civis, como Aluno Sargento.

Em Fevereiro de 2006 abandonou o Curso de Ciências Econômicas da UFMS no último ano, ao ser aprovada no Curso de Formação de Oficiais da PM. Seu ultimo serviço antes de vir para Ponta Porã foi no Comando Geral da Polícia Militar em Campo Grande, chegou em Ponta Porã em Maio de 2019, ocupando o posto de Subcomandante. Foi promovida a Comandante Interina do 4° Batalhão de Polícia Militar, fato histórico na instituição, pois é a primeira vez que uma mulher assume o maior posto.

O Prefeito Hélio Peluffo, presente na troca de comando, disse que está muito orgulhoso da Major Luciane, e coloca a administração municipal a disposição garantindo assim o apoio em todas as ações do 4° BPM.

Pax Primavera
Veja também

Ao continuar navegando nesse site, você concorda com o uso de cookies. Estou cienteSaiba mais