A PF (Polícia Federal) deflagrou nesta quinta-feira (23/10), a operação “Freeloader”, na região do Pantanal sul-mato-grossense, que visa combater a exploração ilegal de terras da União para criação de gado. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão sendo dois em Corumbá e outros dois no estado do Paraná.
Em nota, a Polícia Federal informou que a ação objetiva o combate aos crimes de incêndio, exploração ilegal de terras da União, decorrentes de incêndios ocorridos em 2024, que revelaram que área de queimada em uma fazenda é alvo reiterado de manejo de fogo.
A investigação apurou também que essa fazenda é, na realidade, bem da União. Houve compra e venda fraudulenta desse imóvel com a utilização de documentos falsos.
A PF obteve, então, junto ao Poder Judiciário, o bloqueio de contas bancárias dos investigados no valor de quase R$ 2 milhões, valor esse referente à compra ilegal da Fazenda e às centenas cabeças de gado que ocupam irregularmente o bem público federal.
Ainda, a Justiça Federal de Corumbá decretou o embargo da área, permitindo o acesso dos ocupantes tão somente para manutenção dos semoventes, vedadas quaisquer outras atividades econômicas no local, através da ampliação, destruição ou qualquer alteração substancial da infraestrutura.
Saiba mais
Esta operação recebeu o nome de “Freeloader” que seria, em inglês, “aproveitador”. Os investigados se aproveitam e se apropriam de bem público da União para cultivo de mais de 600 cabeças de gado, obtendo alta lucratividade com a compra e venda dos animais.
