PF deflagra operações contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais

Nesta quarta-feira (24), a PF (Polícia Federal) deflagra simultaneamente, as operações Canis e Urano, contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais.

Na Canis, as investigações tiveram início com a abordagem e fuga do líder da organização criminosa no posto de imigração fronteiriço entre Corumbá e a Bolívia. Com ele, foram encontrados dez celulares e documento falso e após análise, foi constatado o envolvimento dele na organização criminosa com o tráfico internacional de cocaína através de aeronaves.

Durante a fase sigilosa da operação, que teve início em fevereiro de 2019, foi apreendida quase meia tonelada do entorpecente em uma aeronave da Bolívia e identificados diversos partícipes da empreitada criminosa.

Na fase ostensiva da operação, são cumpridos quatro mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão em Campo Grande e Dourados, em Atibaia (SP), em Bento Gonçalves (RS), e Foz do Iguaçu (PR). Além disso, foi determinado o sequestro de um imóvel de luxo, diversos veículos e duas aeronaves.

Operação Urano

Iniciada para apurar as atividades de grupo dedicado ao tráfico internacional de entorpecentes a partir da cidade de Amambai, a investigação apreendeu no município de Naviraí, carga de cerca de 220 quilos de maconha.

Realizada a análise dos dados bancários e fiscais dos investigados em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Investigação da Receita Federal no Mato Grosso do Sul, sendo possível aferir a participação de diversas pessoas e empresas na movimentação e ocultação de valores do grupo criminoso.

Dentro desta ação, são executados nove mandados e busca e apreensão e um de prisão na Capital do Estado e também em Goiânia (GO).

As investigações tramitaram junto à Justiça Federal em Corumbá e Campo Grande.

Sobre as operações

Canis aureus é o nome científico do chacal, animal que apelidava o principal alvo da operação, o qual já fora investigado e preso em operações anteriores, todas relacionadas ao tráfico de entorpecentes. Já Urano, remete ao nome do principal investigado.

Veja também
plugins premium WordPress