A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (22), a operação “Veterano”, com o objetivo de desarticular uma sofisticada organização criminosa transnacional especializada no tráfico internacional de drogas e armas, com origens no Paraguai e na Bolívia.
A ação mobilizou agentes federais para o cumprimento simultâneo de dez mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em cinco estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Mundo Novo, Itaquiraí, Eldorado, Sete Quedas, em Santana do Paranaíba, Ibiúna, Barueri, São Paulo, Vinhedo, Franca, Ribeirão Preto, cidades do interior paulista, Cascavel, Catanduvas no Paraná, Serra no Espírito Santos e em Jaboatão dos Guararapes e Recife no Pernambuco.
Além das prisões e buscas, a Justiça Federal determinou o sequestro de dezenas de bens dos investigados, incluindo imóveis de alto padrão e veículos.
A investigação que culminou na operação “Veterano” apurou a atuação do grupo no tráfico de drogas e armas com origem em países vizinhos. Durante a fase de apuração, a PF conseguiu apreender mais de 13 toneladas de entorpecentes vinculados à organização criminosa.
Os investigados deverão responder judicialmente pelos crimes de tráfico internacional de drogas e armas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação reforça o esforço da Polícia Federal no combate ao crime transnacional e na descapitalização de grupos que atuam nas fronteiras.
