Polícia faz prisões na Sérvia e investiga tráfico de pessoas após corpos em contêiner

Ontem (29), um marroquino de 30 anos, e uma argelina, de 29, foram presos na Sérvia, suspeitos de envolvimento no caso dos corpos encontrados dentro de um contêiner na semana passada, em Assunção, capital do Paraguai. Ao todo, foram encontrados sete refugiados.

A polícia também investiga o tráfico de pessoas, e segundo o Midiamax, a informação é do comissário Nimio Cardozo, chefe do Departamento Anti-Sequestro da Polícia Nacional. Para ele, os dois presos faziam parte da estrutura que recrutava gente para poder explorá-las e transferi-las da Sérvia para outro país, prometendo trabalho.

Conforme declarações de Cardoso ao canal paraguaio Telefeturo, o marroquino e argelina são acusados ​​de fazerem parte de uma rede dedicada ao tráfico de pessoas a nível internacional e provavelmente foram eles que estiveram em contato com as sete pessoas encontradas em estado de decomposição em meio a sacos de fertilizantes.

“Ainda não temos a informação precisa se foi para fins de exploração laboral ou outro tipo de exploração, o que acontece é que o tráfico na Europa tem uma ramificação impressionante, uma que se vai ao pormenor do tráfico pode ser encontrada com muitas surpresas”, explicou.

O comissário também afirmou que as informações dos documentos de identidade encontrados no contêiner foram suficientes para saber para onde se deslocavam as pessoas do contêiner.

Ainda de acordo com o site, as conversações em torno do caso ainda estavam um pouco travadas em virtude da falta de acordo operacional com a Polícia sérvia, no entanto, alguns passos já foram dados.

Conforme o comissário, os primeiros contatos foram feitos através do Departamento de Homicídios da Polícia Nacional, que forneceu dados encontrados junto aos setes corpos que estavam no contêiner. O caso agora conta com o apoio delegados do Gabinete Europeu de Polícia (Europol).

O caso

Na manhã da última sexta-feira (23), os sete corpos, que estavam entre fertilizantes, foram encontrados dentro de um contêiner no bairro de Santa Maria, na cidade de Assunção.

O contêiner teria zarpado no dia 21 de julho e chegado ao porto no último dia 19, antes de ser verificado. O achado ocorreu quando encarregados da empresa que importou o fertilizante foi checar o carregamento. Perto dos corpos foram encontrados restos de comida, demonstrando que eles haviam se preparado para a viagem.

Também foi encontrada um cartão de táxi da Sérvia. As autoridades do Paraguai vão contatar o país de origem a fim de identificar os falecidos, todos adultos. Não é descartado que tenham sido vítimas de tráfico de pessoas e de que mais pessoas possam estar em outros contêineres.

O médico legista Pablo Lemir disse que uma das pessoas morreu de asfixia. Ele também declarou que foram produzidas fichas odontológicas e antropológicas que foram entregues à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e Europo, que também acompanham o caso.

Veja também
plugins premium WordPress