Polícia Federal deflagra operação contra crimes cibernéticos em MS e mais 3 estados

Nesta terça-feira (9), a PF (Polícia Federal) deflagra a operação Singular II, em Mato Grosso do Sul e outros três estados, contra crimes cibernéticos. A primeira fase da ação ocorreu em 2019, sendo possível identificar membros de organização criminosa com abrangência nacional.

Segundo a Polícia Federal, são executados 14 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva nesta Unidade da Federação e também São Paulo, Ceará e Minas Gerais.

Os investigados são especializados em invasão de e-commerces para furto de dados de cartões de crédito armazenados em seus bancos de dados.

Esses cartões são posteriormente vendidos em site mantido pelos investigados na própria internet. Com os dados, os criminosos realizam compras fraudulentas, gerando grande prejuízo ao comércio e às instituições bancárias.

O prejuízo estimado chega a R$ 125 milhões.

Os valores obtidos com o esquema criminoso são movimentados, principalmente, em criptoativos, os quais são buscados na data de hoje como forma de descapitalizar a Organização Criminosa.

Ainda conforme a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, cujas penas são de três a oito anos de prisão, bem como de furto qualificado, com penas de dois a oito anos, sem prejuízo de outros delitos que venham a ser apurados.

Veja também
plugins premium WordPress