Policial penal preso por tráfico é destituído do comando do Grupo Tático de Escolta

O policial penal Antônio Fernando Martins da Silva, de 39 anos, preso por tráfico de drogas, foi destituído do comando do Grupo Tático de Escolta de Campo Grande, pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), conforme portaria publicada na edição desta sexta-feira (20/2), do Diário Oficial do Estado.

Em outra portaria, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Rodrigo Rossi Maiorchini, designou o servidor Thiago Messias Duarte de Almeida para comandar o grupo tático.

Antônio Fernando Martins da Silva foi preso no âmbito da Operação Rota Blindada, deflagrada nesta quinta-feira (19/2), para desarticular organização criminosa de tráfico de drogas. Conforme a Denar, durante as investigações, foi identificada a participação do policial penal, que se valia da função pública e da utilização de viatura oficial caracterizada para transportar entorpecentes de Corumbá, na fronteira com a Bolívia, para a Capital.

“As apurações indicam que a estrutura estatal era empregada como instrumento de facilitação da logística criminosa, conferindo aparência de legalidade ao transporte da droga e dificultando eventuais abordagens policiais”, afirmou a Polícia Civil.

A investigação foi coordenada pela Denar e contou com o apoio da Polícia Penal, por intermédio da Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário), que atuou no compartilhamento de informações estratégicas.

Ontem, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Campo Grande e Corumbá. A identidade do outro preso é desconhecida.

As medidas judiciais envolvendo o policial penal foram acompanhadas pela Corregedoria da Polícia Penal, assegurando a regularidade, fiscalização e transparência dos atos praticados.

Veja também