A Receita Federal do Brasil (RFB), vai apresentar nesta quinta-feira (30), os resultados parciais da Operação Fronteira RFB em Mato Grosso do Sul. A ação é uma iniciativa nacional e conjunta que envolve órgãos federais, estaduais e municipais, e está em curso em todas as regiões de fronteira do País desde 20 de outubro.
A coletiva de imprensa está agendada para as 13h e será realizada na sede da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Dourados. Estarão presentes representantes da Receita Federal e de Órgãos de Segurança Pública (OSP) parceiros.
A Operação Fronteira RFB, realizada anualmente desde 2021, é a maior iniciativa da Receita Federal voltada especificamente para a vigilância e repressão em pontos de fronteira terrestre, marítima e aérea.
Seu foco principal é o combate ao contrabando, descaminho e outros ilícitos transnacionais, incluindo o tráfico de drogas, armas, fauna e flora.
A edição de 2025 da operação demonstra sua grande escala e alinhamento estratégico, integrando o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). A ação conta com a participação de 18 órgãos parceiros, promovendo ações conjuntas entre a União, Estados e Municípios. Cerca de 400 servidores da Receita Federal e centenas de integrantes dos órgãos parceiros estão envolvidos nos trabalhos de fiscalização e repressão.
A expectativa é que a coletiva traga números significativos de apreensões e prisões, refletindo o trabalho ostensivo das forças de segurança e da Receita Federal na segurança das fronteiras de Mato Grosso do Sul.

