
O prefeito Eduardo Campos manteve reunião nesta quarta-feira (16/4), com o deputado federal Dagoberto Nogueira, oportunidade que discutiu investimentos para Ponta Porã. Entre as pautas, a implantação do Porto Seco, a transformação do Aeroporto Internacional em Aeroporto Binacional, além de incentivos para um frigorífico para abate de frangos e destinação de recursos para a saúde e setor de infraestrutura.
Sobre o projeto do Porto Seco, o deputado Dagoberto Nogueira informou ao prefeito que o edital está sendo elaborado e nos próximos 60 dias deve ser feita a licitação. Ele disse que já houve duas tentativas, mas não apareceram interessados. “Agora tem um empresário com disposição de investir R$ 130 milhões e já demonstrou interesse de participar da concorrência licitatória”, disse, acrescentando que lutou muito pela Zona de Livre Comércio em Ponta Porã, que o projeto foi aprovado pela Câmara Federal, mas ficou parado no Senado por causa de interferências da Zona Franca de Manaus.
“Mas o Porto Seco será concretizado e sabemos o quanto isso é importante para o desenvolvimento da região, vai mudar o perfil econômico do município”, destacou.
Outro tema tratado foi sobre a proposta de transformação do Aeroporto Internacional de Ponta Porã em Aeroporto Binacional para atender as duas cidades gêmeas da fronteira. O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Pereira Lima, destacou que essa questão vem sendo tratada entre as prefeituras e Câmaras Municipais de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero e também com a Dinac (Dirección Nacional de Aeronáutica Civil), do Paraguai, com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), do Brasil, e será discutida em audiência a ser agendada em Brasília com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Eduardo Campos disse que o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo Franco, já demonstrou total interesse pelo projeto e aproveitou para solicitar o apoio do deputado Dagoberto Nogueira. “O projeto do Porto Seco logo estará concretizado assim como a rota bioceânica e a transformação do Aeroporto em binacional será fundamental para o desenvolvimento da nossa região de fronteira”, destacou o prefeito. O deputado disse que fará tudo o que for possível para concretização dos projetos.
O prefeito também solicitou apoio para um grupo empresarial que pretende implantar um frigorífico para abate de aves em Ponta Porã. Dagoberto Nogueira disse que é possível viabilizar incentivos fiscais. “Me comprometo em procurar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para solicitar apoio federal na implantação desse empreendimento que vai gerar empregos para a população”, disse.
A reunião do prefeito Eduardo Campos com o deputado Dagoberto Nogueira contou com a presença dos vereadores: Agnaldo Pereira Lima, Anny Espínola, Marcelino Nunes, Carlos Bordão, Vanderlei Avelino, Puka Valdez, Reinaldo Jalasca e Biro Biro. Também estiveram presentes a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, os secretários municipais Joanilson dos Santos (Obras e Urbanismo), Ricardo Torraca (Esporte e Lazer).